DOUTRINA DA CONCOMITÂNCIA

Chama-se Concomitância ao estado em que um objecto está associado e simultaneamente presente a outro objecto.

Esta doutrina da Concomitância é usada para explicar porque é que todo o Corpo de Cristo – Corpo, Sangue Alma e Divindade – está presente sob cada uma das espécies Eucarísticas, o pão e o vinho.

Quando um Sacerdote ordenado validamente, usando matéria válida e com uma intenção verdadeira, diz durante a Consagração da Missa isto é o Meu Corpo, o Corpo de Cristo fica substancialmente presente, enquanto o Seu Sangue, Alma e Divindade, se tornam presentes também por Concomitância, exactamente porque o Seu Corpo se não pode separar do Seu Sangue, Alma e Divindade.

Cristo não se pode dividir.

Quando um Sacerdote validamente ordenado, usando matéria válida e com uma intenção verdadeira, diz durante a forma Consagração da Missa, Isto é o Meu Sangue, o Sangue de Cristo fica substancialmente presente, enquanto o Seu Corpo, Alma e Divindade se tornam presentes também por Concomitância.

Assim, quem comungar apenas sob uma das espécies, do pão ou do vinho consagrados, comunga totalmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Cristo.

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Publicado em Doutrina da Concomitância, Eucaristia
Um comentário em “DOUTRINA DA CONCOMITÂNCIA
  1. Petrus Louis Alois Rattisbonne Jr disse:

    Adorei espero que vcs coloquem sobre a predestinação, pois sou seminarista e tenho vários debates com calvinista- Pax tecum

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