A VIRGEM MARIA É DESCENDENTE DE DAVÍ

A Bíblia, no Evangelho de S. Mateus, escreve assim sobre a genealogia e a origem de Jesus:

“LIVRO DAS ORIGENS DE JESUS CRISTO, filho de Davi, filho de Abraão… O número total das gerações é, pois: quatorze de Abraão a Davi, quatorze de Davi à deportação para Babilônia e quatorze da deportação para Babilônia até Cristo.”

“Eis qual foi a origem de JESUS CRISTO: MARIA, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de terem coabitado, ACHOU-SE ELA GRÁVIDA POR OBRA DO ESPÍRITO SANTO… O Anjo do Senhor lhe apareceu (a José) e disse: José, filho de Davi, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa; o que foi gerado nela PROVÉM DO ESPÍRITO SANTO, e ela dará à luz um filho a quem darás o nome de JESUS, pois é ELE que salvará o seu povo dos seus pecados.

Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor dissera pelo profeta: eis que A VIRGEM CONCEBERÁ e DARÁ À LUZ um filho ao qual darão o nome de EMANUEL, o que se traduz: Deus conosco.”
(Mt 1, 1 . 17 – 23).

SANTO IRINEU, Bispo de Lião, escreveu o Livro “Contra as Heresias”, NO FINAL DO SÉCULO II d.C., portanto bem próximo do tempo dos apóstolos. Diz ele em alguns trechos de seu livro:

“…PORTANTO, UNO E IDÊNTICO É DEUS, pregado pelos profetas, anunciado pelo Evangelho e o seu Filho, que é o FRUTO DO SEIO DE DAVÍ, isto é, da VIRGEM DESCENDENTE DE DAVI, O EMANUEL… Era ao mesmo tempo HOMEM, para poder ser tentado E VERBO, para poder ser glorificado. …Foi, portanto, DEUS QUE SE FEZ HOMEM, o próprio Senhor que nos salvou, ele próprio, que nos deu O SINAL DA VIRGEM. Por isso NÃO É VERDADEIRA A INTERPRETAÇÃO de alguns que ousam traduzir assim a Escritura: ‘EIS QUE UMA MOÇA CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO’, como fizeram Teodocião de Éfeso e Áquila do Ponto, ambos prosélitos judeus; seguidos pelos ebionitas, que dizem que Jesus nasceu de José…

…ANTES QUE OS ROMANOS estabelecessem o seu império, quando os macedônios mantinham ainda a Ásia em seu poder, PTOLOMEU, FILHO DE LAGO, que tinha fundado em Alexandria uma biblioteca, e desejava enriquecê-la com os escritos de todos os homens, PEDIU AOS JUDEUS de Jerusalém uma TRADUÇÃO EM GREGO, das suas Escrituras.

Eles, então, que ainda estavam submetidos aos macedônios, enviaram a Ptolomeu SETENTA ANCIÃOS, os mais competentes nas escrituras e no conhecimento das duas línguas…

Eis COMO OS ANCIÃOS TRADUZIRAM AS PALAVRAS DE ISAIAS:

“ISAIAS DISSE: …Ouvi pois, casa de Davi, porventura não vos basta ser molestos aos homens, se não que também ousais sê-lo ao meu Deus? Pois, por isso O PRÓPRIO SENHOR vos dará ESTE SINAL: UMA VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO e o seu nome será EMANUEL…”

Como vemos, Santo Ireneu esclarece, bem, duas coisas importantes. A primeira é que A VIRGEM Maria, mãe de Jesus, É DESCENDENTE DE DAVÍ, o que dá a Jesus uma DESCENDÊNCIA CARNAL DE DAVÍ, por parte de sua mãe. A segunda é que o texto do versículo do Evangelho de S. Mateus que faz alusão à profecia de Isaias, segundo a qual A VIRGEM CONCEBERÁ…, COINCIDE com o texto do Antigo Testamento, conforme À TRADUÇÃO DOS SETENTA para o grego, que diz: “UMA VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ…”

A tradução dos “setenta” foi feita CÊRCA DE 250 ANOS a. C., portanto muitos anos ANTES DO EVANGELHO DE S. MATEUS.

Mateus, evidentemente, conhecia a tradução dos setenta, por isso escreve “VIRGEM” e não “JOVEM” ou “MOÇA”, quando se refere à concepção e ao parto de Maria.

Além disso, Mateus teve convivência com Jesus e Maria, portanto, certamente, deveria conhecer o fato por intermédio da própria Maria, caso contrário não teria escrito “UMA VIRGEM…” Repetimos, aqui, a profecia feita por Isaias, proferida alguns séculos antes da concepção de Jesus em Maria:

“Ouvi, pois, Casa de Davi:
…O SENHOR vos dará UM SINAL:
Eis que a VIRGEM está grávida e DÁ À LUZ um filho…
(Is 7, 14).

Quando o profeta diz UM SINAL, certamente quer assinalar um acontecimento EXTRAORDINÁRIO, isto é, um acontecimento FORA DO COMUM.

Observando, com atenção, vemos que O SINAL DADO PELO SENHOR a Isaias, tem duas partes.

A primeira parte é: A VIRGEM ESTÁ GRÁVIDA…

E a segunda é: …E (A VIRGEM) DÁ À LUZ UM FILHO.

Isto significa não só a CONCEPÇÃO VIRGINAL, imaculada, por obra do Espírito Santo, mas também o PARTO VIRGINAL, imaculado, evidentemente por obra do Espírito Santo.

Quer dizer, Maria CONTINUA VIRGEM, mesmo após o parto.

Mas há pessoas incrédulas, PESSOAS SEM FÉ, que duvidam, não admitem que possa ter havido concepção e parto virginal.

Ora, se ambos se realizam pelo PODER do ESPÍRITO SANTO, então não há o que duvidar.

Muito mais “incrível” foi a CRIAÇÃO do UNIVERSO, e DEUS o CRIOU. Realmente, são dois fatos extraordinários. Porque SE NÃO FOSSEM EXTRAORDINÁRIOS, não seriam dados pelo Senhor a Isaias COMO UM SINAL.

Se fosse apenas uma JOVEM ou uma MOÇA, e não UMA VIRGEM, que CONCEBESSE e DESSE À LUZ, não haveria nada de extraordinário, NÃO SERIA UM SINAL.

Pois, a todo o momento, em cada canto do mundo, UMA JOVEM, ou UMA MOÇA, concebe e da à luz, sendo este UM ACONTECIMENTO MUITO NATURAL.

Depois, como lemos na Bíblia, no Evangelho narrado por S. Lucas, APÓS O ANJO GABRIEL ANUNCIAR A MARIA QUE ELA CONCEBERIA UM FILHO, JESUS, pelo poder do Espírito Santo, MARIA DIZ com humilde OBEDIÊNCIA :

“Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!”
( Lc 1, 38).

Indo à casa de Zacarias e Elisabete (Isabel) … Maria disse:

“Minha alma exalta o Senhor, e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador… Sim, DORAVANTE TODAS AS GERAÇÕES me proclamarão BEM-AVENTURADA, porque o TODO-PODEROSO FEZ POR MIM GRANDES COISAS…”
(Lc 1, 46-49).

Então, de acordo com o que nos diz a Bíblia, no Evangelho segundo São Lucas, A VIRGEM MARIA deve ser proclamada BEM-AVENTURADA, por todas as gerações.

Pois foi a escolhida do Senhor para conceber pelo Espírito Santo, e dar à luz o Verbo de Deus, seu Filho muito amado, Jesus Cristo.

É o que ensina a Bíblia.

Assim, É DEVER de todo CRISTÃO, QUE HONRA E AMA A JESUS, honrar e amar à VIRGEM MARIA, mãe de Jesus, com um lugar de primazia entre as mulheres, BENDITA ENTRE AS MULHERES. Do contrário, NÃO ESTÁ HONRANDO A JESUS, SEU FILHO, e à Escritura.

Anúncios
Publicado em Mariologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter do Papa
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
maio 2011
D S T Q Q S S
    jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Visitantes
  • 2,589,486 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
LINKS
%d blogueiros gostam disto: