Que significa “comunhão dos santos”?

Comunhão quer dizer “união com”. (No caso específico da Eucaristia, exprime a união com Cristo na hóstia consagrada, a união íntima que pode haver entre o homem e Jesus, ali presente em corpo, sangue, alma e divindade).

Santo pode significar:

Todo aquele que está no estado de graça; assim, qualquer pessoa que não tenha na alma pecado grave é, neste sentido, um santo (na Bíblia, a palavra santo aparece, muitas vezes, com este significado, como por exemplo, em 2Cor 1,1: “…a todos os irmãos santos que estão em toda a Acaia…”);

cristão que praticou as virtudes em tão elevado grau, que a igreja, depois de examinar-lhe cuidadosamente a vida e após a comprovação de um milagre realizado por sua intercessão, manda que o seu nome seja inscrito num catálogo próprio (cânon, donde o termo “canonizado”) e o declara merecedor da veneração pública.

Na expressão “comunhão dos santos”, a palavra santo está empregada o primeiro sentido acima referido. Então, “comunhão dos santos” quer dizer a união de todos os cristãos em estado de graça: os que ainda nos encontramos na Terra, as almas do purgatório e os habitantes do ceu.

Assim, estamos todos unidos, como membros de um corpo, do qual Cristo é a cabeça.

Como disse São Paulo: “Vós sois o corpo de Cristo, e cada um, de sua parte, é um dos seus membros” (1Cor 12,27). (Quem está em pecado grave não chega a ficar excluído desse Corpo Místico, mas é como um membro morto).

Enfim, se bem refletirmos, a comunhão dos santos é a própria Igreja em seus três estados: Igreja Militante (formada por nós, que ainda militamos neste mundo); Igreja Padecente (composta pelas almas que ainda padecem no purgatório) e Igreja Triunfante (constituída pelos habitantes do céu).

Ora, se essa união não se extingue com a morte de um cristão, então nós, os da Terra, podemos orar uns pelos outros, podemos rezar pelas almas do purgatório, podemos dirigir-nos aos que estão no céu para pedir-lhes a intercessão junto de Deus.

Por sua vez, as almas do purgatório também podem interceder por nós.

Quanto aos habitantes do céu, podem pedir pelos que estão no purgatório e pelos que estão na Terra. Podemos oferecer boas obras e sacrifícios reciprocamente.

Podemos sufragar as almas santas do purgatório com preces, com missas, com a aplicação de indulgências.

Há, portanto, uma união, uma solidariedade entre todos os cristãos, vivos e defuntos.

Somos como que “vasos comunicantes”. Isto é a comunhão dos santos.

Pelo que acaba de ser exposto, vê-se que, se uma pessoa aqui na Terra pode interceder por outra, por que não poderá também fazê-lo quando chegar ao céu?!

Se São João Bosco (ou qualquer outro santo) podia, quando vivo, interceder por alguém com suas orações, por que não poderá fazê-lo agora, que está certamente junto de Deus?!

Veja em 2Mc 15,11-16, que Judas Macabeu teve uma visão em que aparece Onias e Jeremias, todos dois já falecidos, intercedendo pelo povo judeu.

Culto aos Santos

O culto aos santos é apenas de veneração, e não de adoração, pois esta só é devida a Deus.

Se nós cultuamos os nossos antepassados, os heróis da pátria, os grandes vultos da nacionalidade, por que não podemos cultuar os nossos santos?

Veja: 21 de abril é, no Brasil, feriado nacional, e, nesse dia, cultua-se a memória de Tiradentes, fazem-se discursos e escrevem-se artigos em sua homenagem, exalta-se o seu heroísmo, realça-se o seu martírio…

Então, por que, por exemplo, no dia 13 de junho não podemos também homenagear publicamente Santo Antônio?

Isso vem a ser Culto aos Santo: homenagear pessoas que viveram a Santidade.

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