A Resposta Católica: “A Virgem Maria é onipresente? E os anjos? E os demônios? E os santos?”

 

Nem Maria Ssma, nem algum outro Santo precisa de estar em toda parte para ouvir as orações dos fiéis. Deus, Autor da Comunhão dos Santos, lhes dá a conhecer o que lhe pedimos. A morte não interrompe essa solidariedade ou comunhão existente entre os fiéis.

Nem Maria é todo-poderosa; todavia a sua oração materna é muito significativa. Foi por intercessão de Maria que Jesus realizou seu primeiro sinal (cf. Jo 2, 1-12).

Os protestantes perguntam como a Virgem Ssma. pode ouvir as orações dos que a invocam, se ela não está presente em toda parte. Respondemos afirmando não ser necessário que Maria ou algum Santo esteja, simultaneamente ou não, no Brasil e no Japão para ouvir as preces que lhes são dirigidas.

Aliás, os Santos (com exceção de Maria Ssma.) ainda não ressuscitaram e, por isto, não têm ouvidos corpóreos. Sem que estejam onipresentes, o Senhor lhes dá a conhecer as preces que lhes dirigimos.

Esta comunicação se deve ao fato de que Deus mesmo é o Autor da Comunhão dos Santos, que Ele conserva mesmo através do transe da morte.

As criaturas humanas são naturalmente interdependentes entre si e esta interdependência continua a se exercer após a morte mediante a oração.

A oração aos santos não derroga à única e singular mediação de Cristo (cf. 1Tm 2, 5), pois Cristo mesmo quer associar a si os seus fiéis na grandiosa tarefa de salvar a humanidade.

Já São Paulo pedia aos seus discípulos que rezassem por ele, exercendo esse tipo de mediação; cf. Ef 6, 19 e Cl 4, 3; Epafras “lutava em suas orações em favor dos colossenses” (cf. Cl 4, 13).

Quanto às orações dos justos no céu, pelos irmãos militantes na terra, existe um testemunho do povo de Deus pré-cristão; com efeito, segundo 2Mc 15, 11-16, Onias, sacerdote falecido, e Jeremias profeta apareceram a Jonas Macabeu como intercessores em favor do povo judeu:“Foi este o espetáculo que lhe coube apreciar: Onias que tinha sido sumo sacerdote, homem honesto e bom, modesto no trato e de caráter manso, expressando-se convenientemente no falar, e desde a infância exercitado em todas as práticas da virtude, estava com as mãos estendidas, intercedendo por toda a comunidade dos judeus. Apareceu, a seguir, da mesma forma, um homem venerável pelos cabelos brancos e pela dignidade maravilhosa e majestosa a superioridade que circundava. Tomando então a palavra, disse Onias: “Este é o amigo dos seus irmãos, aquele que muito ora pelo povo e por esta cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus”. Este texto é muito eloqüente, evidencia que a crença na intercessão dos Santos no além não é produto da Igreja Católica nem herança do paganismo, mas autêntica concepção do povo de Deus.

Verdade é que a Bíblia dos protestantes não tem este texto; não o tem, porém, porque Lutero retirou do cânon bíblico os dois livros dos Macabeus.

Maria não é onipotente, mas é Mãe não somente de Cristo Cabeça, mas também do Corpo Místico dessa Cabeça (cf. Jo 19, 25-27); ora, a prece da Mãe por seus filhos tem valor especial.Daí o costume muito antigo de rezarem os fiéis à Santa Virgem Mãe, que não é fonte de graças, mas é intercessora agradável a Deus.

No Novo Testamento a solidariedade entre os que se foram e os que ficam na terra, é incutida em Hb 11: o autor sagrado, após percorrer a galeria dos heróis da fé desde Abel até os Macabeus (século II a.C.), observa:

“Não obstante, todos eles, se bem que tenham recebido um bom testemunho pela fé, apesar disso, não obtiveram a realização da promessa. Pois Deus previa para nós algo de melhor, para que sem nós não chegassem à plena realização” (11, 39s).

Essa comunhão é esboçada também no Apocalipse, onde se lê:

“Deram ao anjo uma grande quantidade de incenso para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. E da mão do anjo a fumaça do incenso com as orações dos santos subiu diante de Deus” (Ap 8, 3s).- A comunhão que tais textos põem em relevo, é uma das mais belas notas do Novo

Marcado com: , , ,
Publicado em Angeologia, Apologética, Mariologia, Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Magnificat anima mea Dominum
Inquisição on Line
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 1
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 2
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 3
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 4
Catecismo de Adultos – Aula 01 – A Revelação Divina – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 02 – O Modernismo, o problema atual na Igreja – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 03 – Deus Uno e Trino – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 04 – A Criação em geral e os anjos – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 05 – Os anjos e o homem – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 06 – A Teoria da Evolução contra a Ciência e a Filosofia – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 07 – Cristo Nosso Senhor e Maria Santíssima – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 08 – Aula 08 – O modo de vida de Jesus Cristo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 09 – As perfeições de Cristo e a Paixão – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 10 – A Cruz, os infernos e a Ressurreição de Cristo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 11 – A Ascensão, os juízos particular e final, e o Espírito Santo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 12 – Como saber qual a verdadeira Igreja de Cristo? – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 13 – A Igreja Católica e a Salvação – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 14 – A Infalibilidade da Igreja e a união da Igreja e do Estado – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 15 – Da comunhão dos santos à vida eterna – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 16 – Os princípios da oração – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 17 – Como rezar bem? – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 18 – Os tipos de oração – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 19 – O Pai Nosso – Padre Daniel Pinheiro

 

Catecismo de Adultos – Aula 20 – A Ave Maria e o Santo Terço – Padre Daniel Pinheiro

 

Catecismo de Adultos – Aula 21 – A Meditação Católica – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 22 – Introdução à moral católica: uma moral das virtudes – Padre Daniel Pinheiro
Lutero e o Protestantismo: A História da Reforma – Profa. Dra. Laura Palma
Lutero e o Protestantismo: Vida de Lutero – Prof. André Melo
Lutero e o Protestantismo: Sola Scriptura – Profa. Dra. Ivone Fedeli
Lutero e o Protestantismo: Sola Fide – Prof. Marcelo Andrade
Lutero e o Protestantismo: Sola Gratia – Pe. Edivaldo Oliveira
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
novembro 2011
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Visitantes
  • 5.090.989 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
Links
%d blogueiros gostam disto: