ESCATOLOGIA: O significado desta palavra ?

O pouco uso e a temática trazida pelas leituras de caráter escatológico fazem com que esta palavra seja envolta por certo mistério, muita especulação, misticismo e falsas crenças.”Escatologia” é uma palavra de origem grega. É composta por duas palavras: eschaton, que quer dizer “último”, e logos, “doutrina, tratado”. Então, escatologia é o tratado ou a doutrina sobre as últimas coisas.

No entanto, existe um perigo. O significado desta palavra nos leva a pensar apenas sobre os acontecimentos que vivenciaremos no fim de tudo, seja pelos indivíduos, seja pelo mundo. Antigamente, chamávamos todos esses acontecimentos de “novíssimos”.

A morte, o juízo, o purgatório, o céu, o inferno eram os temas tratados na escatologia do indivíduo. E a segunda vinda de Cristo (a Parusia – outra palavra grega que significa: vinda, chegada), a ressurreição dos mortos, o juízo universal, o fim do mundo e sua transformação eram parte da escatologia do mundo. O perigo está em pensar esses acontecimentos como uma seqüência de eventos.

No Antigo Testamento, principalmente após a volta do Exílio, no século VI a.C., os judeus já esperavam por uma renovação do universo, “com novos céus e uma nova terra” (Isaías 65, 17). É interessante perceber que embora olhe para o futuro, no Antigo Testamento a esperança é algo que nasce aqui na terra e que atinge sua plenitude com a consumação do mundo. Portanto, não é algo que viveremos apenas no futuro, mas um processo.

No Novo Testamento, o caráter escatológico está mais evidenciado nos discursos de Jesus, como, por exemplo, em Mateus 24, que aborda três temas: a destruição de Jerusalém, o fim deste mundo e a vinda gloriosa do Filho do Homem.

É interessante perceber que o Catecismo da Igreja Católica confere à igreja um caráter escatológico. A igreja aparece como parte desse processo escatológico que caminha rumo à casa do Pai: “a igreja visível simboliza a casa paterna para a qual o povo de Deus está a caminho e na qual o Pai ‘enxugará toda lágrima de seus olhos’ (Apocalipse 21, 4). Por isso, a igreja também é a casa de todos os filhos de Deus, amplamente aberta e acolhedora” (nº 1186).Dessa forma, podemos perceber que “escatologia” não é uma doutrina teológica sobre as últimas coisas, mas sim, reflexão sobre a esperança cristã. Assim, o conteúdo básico de toda a escatologia é a esperança. Temos esperança de que nossa situação atual vai melhorar, que as estruturas de opressão não mais existirão, que o bem sempre prevalecerá sobre o mal. A escatologia nos anima a permanecermos firmes em nossa fé. Mesmo diante de todo mal que vemos no mundo, fica o convite de sempre nos mantermos firmes na esperança de que o projeto histórico de Deus triunfará sobre tudo e todos.

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Bíblia, Catecismo, Escatologia
3 comentários em “ESCATOLOGIA: O significado desta palavra ?
  1. Elias disse:

    Informações de grande valia para o cristão. Valeu bastante saber mais sobre escatologia, saltério, Dogmas Católicos.Ótimo!

  2. Excelente! Tirou minha dúvida do significado da palavra escatologia.

  3. Gostei Enriqueceu meud conhecimentosIzoleta Goncalves Pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter do Papa
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Visitantes
  • 2,473,388 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
LINKS
%d blogueiros gostam disto: