Quaresma – Tempo de se identificar com Cristo

A quaresma é um período privilegiado do ano litúrgico, no qual temos a oportunidade de intensificar nosso crescimento espiritual. Assim como Cristo, que se preparou durante quarenta dias no deserto para se manifestar em sua vida pública, temos também quarenta dias para nos unir a Ele e ao seu sofrimento, participando assim, da redenção da humanidade.

A quaresma é uma excelente oportunidade para se aperfeiçoar a prática da oração. É necessário , então, transformar a nossa vida em uma contínua oração e, assim, nosso respirar, nosso modo de agir, nosso modo de falar, enfim, tudo em nós, será oração. Dentro de nossos corações deve estar inserido todo o nosso ser, principalmente, nossos olhos e nossa boca, pois quem fala e vê com o coração, enxerga melhor o teu próximo e se transforma em tabernáculo do Altíssimo.

As mortificações, as penitências e os jejuns são práticas de espiritualidade que devem ser renovadas continuamente durante o período quaresmal. Todas essas práticas aproximam-nos de Jesus Cristo e nos fazem ver que, em união com Ele, tudo é novo e adquiri uma importância especial, pois nada é enfadonho ou sem sentido quando é realizado por amor a Cristo.

Na quaresma, Cristo passa mais uma vez perto de nós e nos convida a sermos novos Cireneus, ou seja, a carregarmos a cruz com garbo e esperança, olhando não para ela ou para o seu peso, mas para Ele.

Cristo redimiu o homem através de seu sofrimento na cruz e é na cruz que está a nossa salvação. Desse modo, as dificuldades diárias, as pequenas cruzes do dia- a- dia, devem ser vistas como uma nova oportunidade de fortalecimento na fé e de aproximação com Deus.

O Cristianismo não é e nunca será um caminho fácil e cômodo, sem dificuldades ou perseguições. As perseguições existiram, existem e existirão sempre e são elas que nos revelam os verdadeiros discípulos de Cristo. O importante é percebermos que, apesar das perseguições, vale a pena ser cristão, ser coerente e trabalhar pela implantação do Reino de Deus. Vale a pena ser exceção, principalmente, quando a regra não condiz com a única Verdade.

Não há nada de negativo no Cristianismo, a quaresma não é uma época negra no tempo litúrgico, como também, não é uma reminiscência triste da era medieval, mas é sim, um momento essencialíssimo de metanóia que nos proporciona uma maior identificação com Cristo e também, um maior crescimento espiritual, visando sempre a plena santidade.

Iniciamos esse período quaresmal recebendo as cinzas que nos recordam que “somos pó e ao pó haveremos de voltar”. (Gn 3, 19) A matéria que um dia será pó não se cansa de manifestar sua vontade, daí a necessidade de freqüentes mortificações para que o espírito prevaleça sempre. Lembremos de São Paulo que nos ensina que “não há redenção sem derramamento de sangue”. As pequenas mortificações diárias, acompanhadas das práticas de jejum, esmola e oração são, indubitavelmente, excelentes meios de perseverança que nos conduzem à imitação de Cristo.

Deus em seu Amor, nos oferece novamente , quarenta dias , quarenta novas oportunidades para nos aproximar-mos do céu, da glória eterna , da pátria celeste. Vamos então, corresponder ao Amor de Deus , buscando uma vivência intensa dos sacramentos e também, renovando interiormente em nosso ser , os nossos bons propósitos e arrependimentos , dizendo sempre com o nosso coração: “Fica conosco Senhor”.

Anúncios
Marcado com:
Publicado em Catolicismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nós Somos a Igreja Católica

 

 

Pilastras da Doutrina da Igreja Católica
Santa Missa – Passo a Passo

 

Os Problemas do Canto na Santa Missa – Dom José Francisco Falcão de Barros

 

Santo do Dia 11/12 – São Dâmaso

 

 

Salmo do Dia – Salmo 84 – 11/12/17 – Reflexão com Dom João Justino

 

 

 

Evangelho do Dia 11/12/17 – (Lc 5,17-26) – Segunda-feira – 2ª Semana do Advento

 

 

 

 

 

Twitter do Papa
Mídia Católica

 

Atualizações
Translator
Italy
Calendário
fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Visitantes
  • 2,823,973 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
LINKS
%d blogueiros gostam disto: