
1° erro
“Renovação Carismática, uma corrente de graça que tocou transversalmente as Igrejas cristãs históricas (católica-protestante-ortodoxa)”.(…) “Trata-se de uma corrente de graça que tocou transversalmente as Igrejas cristãs históricas (católica-protestante-ortodoxa)”.
Nessas duas frases, Matteo Calisi reconhece que a Renovação Carismática é um movimento inter confessional existente entre católicos, protestantes e cismáticos orientais.
Ora, o Espírito Santo não pode atuar em movimentos heréticos e cismáticos, que estão fora da Igreja, e sem a graça santificante, que é a vida de Deus nas almas, pois a heresia e o cisma são pecados mortais gravíssimos contra a Fé.
As frases acima citadas de Matteo Calisi constituem, pois, um erro grave contra a Fé.
2° erro
“Como se faz hoje a experiência do Espírito Santo?”Matteo Calisi: “Deus não habita em templos de pedra, mas antes de tudo no coração dos fiéis, no qual derramou a potência do Espírito Santo com seus dons carismáticos, dos quais o maior é o amor, como diz São Paulo (1 Cor 13)”.
Na frase acima de Matteo Calisi se afirma que “Deus não habita nos templos de pedra”.
Isso insinua que Cristo não estaria realmente presente nas igrejas católicas.
O que é mais um erro gravíssimo contra a doutrina da Igreja, pois é dogma de Fé que na hóstia consagrada, existente nos templos católicos, o Filho de Deus feito homem, Jesus Cristo, está real e substancialmente presente, sob as espécies de pão e de vinho.
A frase acima citada de Matteo Calisi é então suspeita de heresia.
3° erro
“Em nossos dias recebemos esta maneira nova e singular de experimentar o poder do Espírito Santo operante nos fiéis, que se chama Batismo no Espírito Santo e a oração carismática”.
A expressão “experiência” de Deus era usada pelos hereges modernistas, e foi condenada pelo Papa São Pio X, na encíclica Pascendi .
Ela supõe uma presença de Deus imanente ao homem, ou uma “experiência” mística interior, pessoal e inefável, que se teria por meio de uma “receita” mágica , o chamado Batismo no Espírito Santo.
O chamado “Batismo do Espírito Santo” ou é, então, um oitavo sacramento– e dizer isso é heresia condenada pelo Concílio de Trento — ou seria um ato mágico
Pois se houvesse um método automático que, aplicado, forçasse necessariamente o Espírito Santo a se manifestar, e de um modo “experimental, as graças do Espírito Santo não seriam de fato “graças”, isto é , dons sobrenaturais gratuitos. O homem teria um poder de forçar Deus, o que é completamente herético.
Esse método humano seria mágico, pois que pretenderia ter poder sobrenatural.
E é o que se verifica em quase todas as reuniões da RCC, e o que seus membros –e agora um de seus dirigentes, Matteo Calisi — defendem explicitamente.
4° erro
“Os carismáticos não trazem «novidades», mas são novidade eles mesmos porque ajudam a Igreja a redescobrir, através da tomada de consciência da poderosa ação do espírito Santo na vida de cada um e da Igreja”(…) a maravilha dos dons e carismas se são dados a cada um e a todos para a construção da comunidade de crentes, a fim de que a Igreja, esposa de Cristo, seja cada vez mais bela e mais digna de seu esposo e Senhor”.
Se os carismáticos “ajudam a Igreja a redescobrir”(…) “a maravilha dos dons e carismas” (…) “são dados a cada um e a todos para a construção da comunidade de crentes” — comunidade dos crentes que é a Igreja — isto significa que a Igreja precisa ser construída.
Ora, o que precisa ser construído não existe ainda.
Afirmar que a Igreja de Cristo precisa ser construída é negar que ela exista de fato.
Isso é herético.
5° erro
“A Renovação Carismática Católica, portanto, não se apresenta como um movimento eclesial «hierarquicamente estruturado»
Portanto, a Renovação Carismática seria igualitária.
Ora , Deus faz tudo em ordem. E a ordem exige desigualdade, hierarquia.
Se a Renovação Carismática não é hierárquica, mas nivelante, nivelada, sem hierarquia , ela não vem de Deus.
De quem vêm , então, os pseudo carismas dessa Renovação Carismática que nasceu na heresia do protestantismo; seita que se infiltrou na Igreja Católica como movimento inter confessional, ecumênico; seita defensora de uma Igreja espiritual não dogmática; seita imanentista e defensora de um misticismo mágico; seita que coloca Deus mais presente, — e experimentalmente mais presente,– no homem do que na Hóstia consagrada, que é adorada nas igrejas católicas; seita igualitária e niveladora, que pretende construir a verdadeira Igreja de Cristo?
Fonte: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=rcc&artigo=20041028124509&lang=bra
È por isso que o Santo Papa Bento XVI esta fazendo a reforma das reformas, porque estão passando dos limites acho que nem os prostestantes estão se comportando tão mal como esses das RCC, é de chorar ver estas missas show que fazem, apesar que nunca assisti missa deles mas vejo no youtube.