RSS

A catequese no mundo de hoje

17 jan
“A catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui e culminar na vida eterna feliz” (Catequese renovada, Documentos da CNBB, 26).
Conhecemos por catequese “o conjunto de esforços compreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, através da fé, tenham a vida em nome dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica, 4). Catequizar hoje é uma urgência dentro e fora da Igreja.
A catequese busca educar a fé das crianças, dos jovens e dos adultos, levando principalmente o ensino da doutrina cristã, tendo como finalidade a iniciação na plenitude da vida em Cristo. Esta catequese procura fazer com que a Palavra de Deus seja meditada na oração pessoal, atualizada na oração litúrgica e interiorizada em todo tempo, a fim de produzir o seu fruto numa vida renovada.
Na missão pastoral da Igreja, a catequese se articula em torno de determinados elementos e não deve se confundir com eles. São eles: “primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca das razões de crer, experiência de vida cristã; celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho apostólico e missionário” (Catechesi tradendae, 18).
Na catequese temos como centro essencialmente uma pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai, que morreu por nós e, ressuscitado, vive agora conosco para sempre. “Catequizar é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza” (Cat, 426). Em Cristo se encontra o mistério de amor do Pai por nós. A finalidade definitiva da catequese é de levar à comunhão com Jesus Cristo. Só Ele pode conduzir os homens ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.
Vemos hoje quantas pessoas que conheceram a doutrina cristã, mas que infelizmente a abandonaram, optando por outras religiões, por seitas e até mesmo são ateus. Na verdade, essas pessoas não conheceram verdadeiramente a beleza que é a doutrina cristã, não foram catequizadas em profundidade e não puderam
desfrutar do seu verdadeiro tesouro. A sociedade está marcada pela massificação, anonimato, impacto dos meios de comunicação de massa, consumismo, libertinagem moral, violência coletiva e desigualdades sociais chocantes. Necessita, assim, de uma catequese renovada com uma sólida fundamentação da fé, onde se possa ter a paz verdadeira através da vivência dos valores e do relacionamento interpessoal.

A educação para a fé deve começar desde a mais terna infância por parte dos pais. Ocorrerá um grande crescimento na fé quando os membros da família começarem a dar testemunho de que suas vidas estão de acordo com o Evangelho. “A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras
formas de ensinamentos da fé” (Cat, 2226). Os pais têm como missão ensinar os filhos a orar e a descobrirem a sua vocação de filhos de Deus. O centro da vida litúrgica das famílias cristãs é a paróquia, ela é a comunidade eucarística e também lugar privilegiado da catequese dos filhos e dos pais.

O conhecimento profundo da doutrina cristã, sejam quais forem os meios e os métodos pelos quais a catequese nos proporciona, nos permitirão a perseverança no seguimento de Jesus Cristo até o fim, sem vacilarmos. Eis a grande importância de conhecermos a doutrina cristã por meio da catequese: firmar os
nossos passos na fé. Que nós cristãos sejamos catequizados para catequizar, ecoando a Palavra de Deus, ensinando e evangelizando com ousadia a todos os povos e nações que o Senhor nos confiar.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/01/2013 em Catequese

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: