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Os Caminhos da CATEQUESE

17 jan
Olhando os caminhos percorridos pela evangelização, percebemos variadas formas de anúncio da Boa Nova. Nesta caminhada a Catequese
sempre esteve presente na educação da fé. Os tempos fizeram a catequese marcar mudanças e neste contexto podemos observar quatro fases com características próprias.

1º CATEQUESE – INICIAÇÃO À FÉ E À VIDA COMUNITÁRIA (tempo dos apóstolos)
Foi o período do anúncio do evangelho feito pelos apóstolos. Despertava para o seguimento de Jesus Cristo, como processo de conversão; vivência fraterna na comunidade; celebração litúrgica centrada na partilha da Palavra e do Pão e no cuidado com a vida de todos os necessitados. Era uma catequese que conjugava a vida com a experiência de fé.

2º CATEQUESE – IMERSÃO NA CRISTANDADE (mais ou menos do século V ao séc. XVI)
Toda a pessoa que nascia nesta sociedade já mergulhava na vida cristã. Não existia outra prática de fé reconhecida, senão a religião cristão. Aquilo tudo contribuía para a vivência religiosa: costumes, arte, música, devoções… A pergunta principal era: – “O que devo fazer para alcançar a vida eterna?” – A fé estava ligada aos deveres cristãos; – vivência cristã individualista e pouco comunitária; – a catequese deixa de ser voltada à Palavra de Deus e perde sua força missionária; – a vida cotidiana se mistura com a fé, porém sem muito compromisso transformador; – o Batismo de crianças se generaliza e a catequese de adultos deixa de existir; – a família, a pregação, a oração…eram responsáveis pela catequese.

3º CATEQUESE POR INSTRUÇÃO
(A partir do séc. XVI até o Vaticano
II)

O cristianismo desse tempo se tornou enfraquecido, frente a uma vivência de fé sobre atos secundários: devoções, confrarias, procissões e sustentada por uma ignorância religiosa.

Foi, também, um tempo de grandes acontecimentos como: a Reforma Protestante, Concílio de Trento, descoberta da imprensa, ocupação das terras latino-americanas, difusão das escolas, mudanças
no modo de pensar,…
Para fazer frente às exigências desse tempo, a catequese utilizava-se do catecismo, que se tornou o principal instrumento da difusão da fé. A catequese passou a chamar-se de doutrina.
– Assim a catequese sai da família e da igreja para ir ao meio escolar, como ensino obrigatório.
– O melhor cristão era aquele que mais sabia sobre religião e não aquele que se comprometia com a vida e a vivência da fé.
– A atenção era dada as crianças e não aos adultos.
– O importante era a fidelidade às fórmulas valorizando a exatidão e a clareza do ensino doutrinal.
– O catecismo tornou-se um referencial de segurança sobre as questões de fé.
4º CATEQUESE – EDUCAÇÃO PARA A FÉ E A VIDA
(A partir do Vaticano II até os
nossos dias)

Frente a uma Catequese racional, fria, abstrata, centrada nas fórmulas, era preciso voltar às fontes e apresenta-la com um novo rosto adequado para os nossos tempos.

Com o Vaticano II, a Igreja abre suas portas para o novo e renova sua presença no mundo como sinal do Reino.
Em 1983, no Brasil, a catequese ganha um grande impulso com o documento da CNBB n.º
26 “Catequese Renovada”, Orientações e conteúdos.
Nele se define a prática catequética:”A catequese é um processo de educação comunitária, permanente,
progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da Fé.
Sua finalidade é a maturidade da fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral,
que deve acontecer já aqui e culminar no Reino definitivo” (CR 318).
Suas características principais:
– leva em consideração a pessoa e a comunidade;
– a Bíblia é o livro fonte;
– o adulto é o principal  destinatário;
– centralizada no segmento de Jesus Cristo;
– privilegia a opção pelos pobres.

A catequese é elemento fundamental e constitutivo da Igreja e portanto para toda a Igreja e para todos (DGC 218).

 
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Publicado por em 17/01/2013 em Catequese

 

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