RSS

Re-encarnação ou Ressurreição ?

10 fev

Damos início a este trabalho com algumas palavras endereçadas a nós leigos (Klo91): Note-se que o termo Espiritismo aqui empregado não se refere a uma determinada concepção espírita e sim, de maneira genérica, abarca todas as doutrinas que professam a Reencarnação.

Dom Boaventura Kloppenburg equaciona muito nitidamente o problema com o qual estamos nos defrontando. O alicerce da Salvação proposta pelo Cristianismo é a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, enquanto que o Espiritismo (seja ele de que designação for: Kardecista, Umbandista, …) tem por alicerce a teoria da Reencarnação. Ninguém pode aceitar ambas as concepções – Ressurreição e Reencarnação – sem perder a coerência, pois uma entra em choque com a outra. Dentro da própria Igreja Católica encontramos imensas fileiras de “fiéis” que de muitas maneiras deixam escapar suas crenças na Reencarnação, quando não a professam abertamente.

O silêncio e a atitude de tolerância, por vezes, se constitui num pecado de omissão e as conseqüências são, por vezes, incomensuráveis.

Neste trabalho procuraremos esclarecer o que vem a ser a Doutrina da Reencarnação e a Doutrina da Ressurreição, além de apresentar os resultados dos estudos nos campos da Psicologia e da Parapsicologia, que nos fornecem o embasamento racional para a compreensão de alguns fenômenos ligados ao comportamento e à produção da mente humana.

 

Doutrina da Reencarnação

Proposições Básicas:

1) Caridade.

2) Pluralidade das Existências:

Livro dos Médiuns – A.K. – segunda parte, capítulo XXVIIi, item 301, pergunta 8ª, pág. 402 diz: “De todas as contradições que se notam nas comunicações dos espíritos, uma das mais frisantes é a que diz respeito à reencarnação. Se a reencarnação é uma necessidade da vida espírita, como se explica que nem todos os espíritos a ensinem?”

3) Progresso Contínuo para a Perfeição (Negação da possibilidade do Inferno ou condenação eterna):
Livro Cristianismo e Espiritismo – Léon Denis – Capítulo VII, pág. 88 diz: “(…..) Admitir Satanás e o Inferno eterno é insultar a Divindade (…..)”

4) Conquista da Meta final por méritos próprios (cada qual reparará os pecados cometidos por expiações pessoais):

Livro Cristianismo e Espiritismo – Léon Denis – Capítulo VII, pág. 85 diz: “Não, a missão do Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. Nada de exterior a nós poderia fazê-lo. É o que os espíritos, aos milhares, afirmam em todos os pontos do mundo.”

5) Definitiva independência do Corpo:

Livro A Gênese – A.K. – Capítulo XI, item 28, pág. 219 diz: “(…..) Chegados ao ponto culminante do progresso gozam da suprema felicidade.

Admitidos nos conselhos do Onipotente, conhecem-lhe o pensamento e se tornam seus mensageiros, seus ministros diretos no governo dos mundos, tendo sob suas ordens os espíritos de todos os graus de adiantamento.(…..)”

 

 

Doutrina da Ressurreição

Proposições Básicas:

1) Caridade.

2) Uma única Vida Terrestre:

Lc 16, 19-31: “Havia um homem rico (…..). havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, (…..). Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico… Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Gritou então: Pai Abraão compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. Abraão, porém, replicou: ‘filho, (…..) há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá. O rico disse: ‘Rogo-te então, pai, que mandes Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos. Abraão respondeu: ‘eles lá tem Moisés e os profetas; ouçam-nos!’ O rico replicou: ‘Não, pai Abraão, mas, se for a eles algum dos mortos, arrepender-se-ão.’ Abraão respondeu-lhe: ‘se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos’”;

Hebreus 9, 27: “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” ;

Sabedoria 2, 5: “A passagem de uma sombra: eis a nossa vida, e nenhum reinício é possível uma vez chegado o fim; porque o selo lhe é aposto e ninguém volta.”;

3) Após a Nossa vida teremos vida (Salvação) Eterna ou Condenação Eterna (Inferno):

Mateus 25, 31-32.41.46: “Quando o filho do homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele, e ele separará uns dos outros (…..) e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao Demônio e aos seus anjos.’ (…..) ‘E estes irão para o castigo eterno, e os justos para a vida eterna’”;

João 5, 28-29: “Porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: e os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal, ressuscitarão para serem condenados.”;

Apocalipse 20, 15: “Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo.”;

Apocalipse 21, 8: “Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos, terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte.”

4) Jesus é o nosso Salvador; ele é a expiação pelos nossos pecados; Temos esperança pela fé que Jesus se compadecerá de nossos pecados e nos salvará, mas não será pelos nossos méritos:

I João 2, 1-2: “(…..) Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”;

Efésios 2, 8-9: “Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie.”;

Efésios 1, 7: “Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a redenção, a remissão dos pecados, segunda as riquezas de sua graça.”

5) Ressurreição do Corpo, com o qual passaremos a Eternidade:

Lc 24, 36-43: “enquanto ainda falavam destas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: ‘A Paz seja convosco!’ Perturbados e espantados, pensavam estar vendo um espírito. Mas ele lhes disse: ‘Por que estais perturbados, e por que estas dúvidas nos vossos corações? Vede minhas mãos e pés, sou eu mesmo; Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos como vedes que tenho.’ E dizendo isto mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: ‘Tendes aqui alguma coisa para comer?’ Então lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele tomou e comeu à vista deles.”;

I Coríntios 15, 12.42-44: “Ora, se se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição dos mortos? (…..) Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual (…..)”;

Filipenses 3, 20-21: “Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura.”

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 10/02/2013 em Espiritismo

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: