RSS

ADORAÇÃO, IDOLATRIA OU VENERAÇÃO?

03 mar
” NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU ABAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA ” (Exo 20,4). ACUSAÇÃO CONTRA OS CATÓLICOS: Os católicos praticam idolatria, fazendo e adorando imagens, o que Deus proíbe na Bíblia.
Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto:
” Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma daqueles falsos deuses (estranhos ou estrangeiros – Sl 81 (80), 10) como na errada imaginação dos pagãos. Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por exemplo:
” NÃO ADORES NENHUM OUTRO DEUS ” (Exo 34,14) ou ” NÃO FARÁS PARA TI DEUSES FUNDIDOS ” (Exo 34,17). Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de Verônica, e no sudário sepucral, guardado em Turim, na Itália.
Devemos tomar o devido cuidado para não blasfemar contra Deus ao considerá-lo como esclerosado, já que consta também na Bíblia que esse mesmo Deus manda fazer imagens.
Teria Ele esquecido que noutro lugar havia proibido?!
Foi assim, que os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito.
Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus PROIBI APENAS FAZER IMAGENS DE DEUSES FALSOS, E ADORÁ-LOS, como faziam os vizinhos pagãos, mas ELE NÃO PROIBE FAZER OUTRAS IMAGENS.
Pois mandou Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Exo 25,18-20).
Ainda, manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-las por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21,8-9).
Ou ainda, manda Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (1 Re 6,23-35 e 7,29)
Afirmaram alguns santos dos primeiros séculos que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos santos são o único ” livro “que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam.
Será que isso, ainda hoje, não tem validade para milhões de pessoas?
Segundo a tradição dos Apóstolos, está resumido na bênção de imagens, Ritual Católico, o verdadeiro sentido da veneração (respeito) das imagens:
” Deus Eterno e Todo-poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura das imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis e santifiqueis esta (s) imagem (ns), feitas para recordar e honrar o Vosso Filho Unigênito e nosso Senhor Jesus Cristo (ou santos [as] que com o próprio exemplo de vida souberam Te honrar), que por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e, no futuro, a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém “.
VENERAÇÃO DE MARIA E …
“ADORARÁS O SENHOR TEU DEUS E SÓ A ELE SERVIRÁS (Lc 4,8) ou ainda: ” HÁ UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, JESUS CRISTO, HOMEM ” (1 Tim 2,5). Por isso os católicos são acusados de contrariar os ensinamentos bíblicos.
Ora, sabemos muito bem distinguir entre culto de adoração (…) que devemos somente a Deus, nosso Criador e Redentor e veneração que implica tão somente: respeito, admiração, imitação, amor, etc, como se costuma demonstrar a qualquer pessoa virtuosa (como os pais, heróis da Igreja) dando seus nomes a cidades, montanhas, praças, ruas, etc.
Nada mais humano e bíblico!
Foi assim que o próprio Deus venerou os nomes dos santos patriarcas, permitindo na bíblia ser denominado ” o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó (Exo 3,6).
Também foi Ele (Deus) que enviou o seu mensageiro, o anjo Gabriel, para saudar a ” Virgem Maria:
AVE, CHEIA DE GRAÇA!” (Lc 1,28) e inspirou a Isabel dizer: ” BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES “(Lc 1,48).
Portanto, quando os católicos rezam com amor e respeito a oração da “AVE-MARIA “, que foi a saudação do anjo Gabriel e de Isabel, cumprimos melhor as indicações bíblicas do que aqueles que ignoram tudo isso ou rezam somente a Deus.
 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/03/2013 em Apologética, Idolatria

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: