RSS

São José, um exemplo de vida

19 mar
José era um homem de meia idade, por volta de 30 anos, carpinteiro, descendente de família nobre e muito religioso. Ele tinha Maria prometida em casamento em quem, eu imagino, ele pensava dia e noite; isso porque Maria não era uma pretendente qualquer, ela era uma menina de aproximadamente 13 anos que consagrou sua vida a Deus e ao trabalho no templo.
Prestes a se casar Maria foi visitar sua prima Isabel que estava grávida e voltou de lá com o Filho do Altíssimo em seu ventre. Imagine como ficaria São José, ele antes de ser religioso era homem. Mas do alto da sua generosidade e fé, ele aceitou sua missão (avisado em sonho pelo anjo do Senhor) e recebeu a Maria por sua esposa e Jesus por seu filho. A este teu filho ensinou um ofício e a esta família dedicou seu trabalho até o fim de seus dias.
Mas o que mais eu poderia dizer-lhe para mostrar quão maravilhosa é a devoção a São José?
Talvez que ele seja o protetor da Santa Igreja…
São José – O protetor da Santa Igreja
Pela grande e importante missão que Deus confiou a São José, podemos imaginar a sua virtude, santidade e dignidade que, pelos desígnios de Deus, foi esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho.
O Evangelho o define com as seguintes palavras: “José era justo (possuía todas as virtudes em grau elevado à perfeição)”.Era santíssimo (qualificativo que não é dado a nenhum outro santo).Segundo o Evangelho de São Mateus, José é um homem fiel (Maria) , obediente (quando o anjo mandou- o para o deserto), cheio de fé (acolheu Maria grávida do E.Sto.) e totalmente entregue a Deus e a seu serviço.
Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia patriarcas, reis e príncipes. À sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e
grandeza decorrem de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias
prometido.

Quem melhor que São José que cuidou dos maiores tesouros de Deus (Jesus e Maria) poderia cuidar da nossa santa Igreja?

…que ele seja uma devoção excelente…

São José – Uma devoção excelente

Ao lado da devoção a Jesus e a Maria devemos ter a de São José, pois eles estiveram sempre juntos. Os Papas exortam aos fiéis que tenham como modelo de santidade a figura de São José por seu estilo único de servir a Deus em Jesus e Maria. Assim como, existem diversos testemunhos de santos da Igreja (Santa Teresa de Jesus, São Francisco de Salles, os frades franciscanos) que declararam sua devoção a São José por todas as graças que alcançaram. Inclusive esta pessoa que vos fala. Onde por meio da consagração e oração a São José alcançou graças que sozinho seriam quase que impossíveis.

… que ele seja o santo protetor dos trabalhadores…

São José – O santo protetor dos trabalhadores

Bem esta é fácil, pois como todos sabemos José era carpinteiro e era através do fruto do seu trabalho e que posteriormente ensinou a Jesus, que sustentou a Sagrada Família. Então se você está precisando de um emprego ou de ajuda para tomar uma decisão já sabe a quem pedir né?


que ele seja o protetor das famílias cristãs…

São José – o protetor da família cristã

Foi confiada a José a maravilhosa missão de zelar por Jesus e Maria.  José é o “Redemptoris Custus” (o guardião do salvador) que tem como objetivo principal prover tudo aquilo que sua família necessita. Então você já deve estar imaginando o que ele poderá fazer pela sua família. Consagre sua família a este santo maravilhoso e tenho certeza que a sua vida e da sua família irá mudar.

… que ele é um modelo para os homens de hoje…

São José – um modelo para os homens de hoje

A vida de José aponta a responsabilidade de esposos, de pais, de padres. Está na hora de dos homens, realizarem, em suas vidas, o projeto de Deus para todos. Homens que assumem a sua posição. A maturidade própria de Jose, homem de trinta anos.

Deus que homens másculos, fortes, robustos, para ser locomotiva, para levar pra Deus, de onde veio e para onde vais essa humanidade. Arrastar todos aqueles que Deus lhe confiou. Deus confiou ao homem uma família, como confiou a José. Deus entregou-lhe mulher e filhos como confiou a José.

Olhando pra São José, vemos como é linda a missão dos homens.

… que ele é o protetor da virgens…

São José – o protetor da pureza

Agora São José que falar as mulheres que conseguiram tanta liberdade, tantas responsabilidades… Não se deixem levar pela sociedade, pelos apelos da moda e nem por seus instintos que não são muito diferentes dos homens… Devem mostrar forte como Maria foi, pura e intocada até o fim.

Tudo bem, eu sei que encontrar uma pessoa legal hoje em dia não está fácil (não existem muitos como São José por aí), mas não desanime! Peça a São José que ele colocará alguém especial no seu caminho, alguém que acima de tudo te respeite e veja além do seu corpo, veja a sua pureza.

E para as moças “casadoiras” gostaria de dizer que Santo Antônio foi um santo sem igual, mas a história que ele é o santo casamenteiro… Não sei
não hein… Até onde sei ele não era nem casado. Então que tal fazer suas orações e pedidos pra quem conhece do assunto?

… que ele é a tranqüilidade na hora da morte…
Eu sei que falar sobre a morte é um tanto chato e às vezes assustador, mas você não deve ter medo porque a exemplo de José você há de repousar nos braços de Jesus e Maria. Isso claro, se você conseguir imitá-lo como modelo de santidade. Assim você não irá morrer como um pedaço de carne, mas ressuscitar e se entregar nos braços do Pai.
Assim terminando minhas linhas te pergunto:
Quem seria o melhor santo para sua devoção (justo e santíssimo), segundo o Evangelho ?
Quem seria o seu melhor exemplo?
Quem é o chefe e guardião da Sagrada família e que vai guiar a sua família também?
Quem é o protetor dos trabalhadores e das virgens?
Quem é o melhor exemplo de santidade para os homens?
Quem é o protetor da Santa Igreja?
Quem é o novo santo casamenteiro?
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19/03/2013 em Santos

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: