RSS

Vasco da Gama é o time mais católico do Brasil

14 maio


Futebol e religião quase sempre caminharam juntos. No Vasco, isso é ainda mais certo. Fundado por portugueses, o clube carioca não esconde seu culto à fé católica.
O Vasco é o único time grande brasileiro com uma capela dentro do estádio. A capela Nossa Senhora das Vitórias fica atrás de um dos gols e já inviabilizou inúmeros projetos de ampliação do estádio de São Januário.
A diretoria não admite destruir o templo para fechar o anel da arquibancada.
O clube não funciona nos feriados católicos. Há só três anos, o time foi autorizado a treinar no estádio nessas datas. Até nas entrevistas, os jogadores são obrigados a falar diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
“Essa fé é importante para o clube. Nos últimos dias, estamos rezando ainda mais, para o Vasco conquistar o título [do Campeonato Brasileiro]”, afirmou o frei Eneas Berilli, 75, responsável pela capela em São Januário.
O local é uma das atrações do estádio antigo. Uma de suas atribuições é celebrar missas e batizados. O presidente Roberto Dinamite se casou lá.
O templo foi inaugurado em 1955. Sua construção contou com a ajuda de dez clubes portugueses, que mandaram caixas com terras de suas sedes. Porto, Benfica e Sporting foram alguns deles.
No próximo ano, o Vasco vai começar a dar aulas de catequese aos atletas das categorias de base cruzmaltinas.
“Encaminhar os meninos na fé cristã é importante”, afirmou o frei, que é torcedor do time de São Januário.
O culto a Nossa Senhora das Vitórias começou em 1923. Durante a conquista do primeiro campeonato carioca, o então presidente Antônio Campos oferecia medalhas da santa aos jogadores do time antes dos jogos.
“A capela está também na história da seleção”, disse o frei. “Em 1958, os jogadores foram ao templo antes da viagem para a Suécia pedir proteção. Após a conquista, eles voltaram para agradecer.”

 
4 Comentários

Publicado por em 14/05/2013 em Catolicismo

 

Tags:

4 Respostas para “Vasco da Gama é o time mais católico do Brasil

  1. Eduardo Araújo

    14/05/2013 at 4:01 pm

    Ganhou um torcedor!

    Ao contrário, muitos times de futebol Brasil afora recorrem a expedientes anticristãos. Dou como exemplo os dois principais times aqui do Ceará, minha terra. Ambos já fizeram uso no passado de “serviços” de um pai-de-santo (!).

     
  2. João Marcos

    15/05/2013 at 12:05 am

    Fico feliz em saber disso, e eu,como atleta profissional(CEARÁ Sporting Clube) sei que o protestantismo no futebol é muito grande e os valores da Sã Doutrina que a Igreja Católica ensina praticamente ninguém conhece.Aí me vem esse versículo: (Os 4,6) “Meu povo está se acabando por falta do conhecimento”
    Parabéns pelo belo trabalho
    Paz e Bem

     
  3. Anderson Luiz

    18/05/2013 at 1:07 pm

    Boa matéria valendo salientar que o nosso país tem um dívida social com o Vasco da Gama foi o primeiro clube aceitar minorias e principalmente negros nas modalidades esportivas no Brasil, naquela época em que aristocracia dominava as classes sociais. Sou tricolor carioca, mas já tinha lido algo a respeito do Vasco da gama tanto no campo social e também no religioso.

     
  4. Roberto Mauro Ganga Velasquez

    28/05/2016 at 2:55 pm

    Prezado,

    Excelente matéria, mas só uma ressalva: o Clube de Regatas Vasco da Gama não é time, é CLUBE.

    Salve NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, salve A MÃE DE DEUS VIVO.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: