RSS

A hierarquia na Igreja

19 out
image
Clique para ampliar a imagem.

A pomba representa o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Ao centro, o Santo Padre (então, S. S. Pio XII) como cabeça visível da Igreja, portando o Triregnum (Tiara Papal, que indica Seu tríplice poder: Pai dos príncipes e reis, Reitor do Mundo e Vigário de Cristo), e o Pálio ao redor do pescoço (símbolo do Bom Pastor, representando a plenitude de Seu poder e do múnus pontifício, podendo ser utilizado em qualquer parte do mundo, em função da sua jurisdição universal).

O Santo Padre é cercado por dois Cardeais, Príncipes da Igreja, com suas vestes vermelhas. No rito de imposição do galero cardinalício, lemos que a cor vermelha indica que o Cardeal deve mostrar-se intrépido na exaltação da Fé Católica, da paz e da prosperidade do povo cristão e na conservação e no crescimento da Santa Igreja até a efusão de seu sangue (o martírio).

Ao lado esquerdo do Santo Padre, um Bispo com a Mitra e o Báculo. Ao lado direito, um Arcebispo com o Pálio ao redor do pescoço (símbolo da comunhão com o Papa) e a Cruz Patriarcal ou Arcebispal, com duas barras transversais, sendo a primeira – mais curta – a representação do titulus crucis que Pôncio Pilatos mandou pregar na Cruz de Cristo, e a segunda a própria barra horizontal da Cruz. A título de curiosidade, se houvesse três barras, teríamos a Hierofante (Cruz Papal que simboliza o tríplice poder do Papa como Bispo de Roma, Patriarca do Ocidente e Sucessor de São Pedro).

Ainda, ao lado esquerdo do Papa, um Padre com sua Estola e, no outro extremo, um Monsenhor (não Bispo) também portando sua Estola.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19/10/2013 em Igreja

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: