RSS

O que significa dizer que o papa é infalível?

06 nov

Apóstolo Pedro segurando as chaves do Reino do Céu

Assim como Cristo estabeleceu uma Igreja visível, Ele também forneceu uma pessoa visível para guiá-la, o Papa, o sucessor do Apóstolo Pedro. O Papa é quem orienta e ensina a Igreja em nome de Cristo, por isso seus ensinamentos devem ser infalíveis.

O Profundo amor de Cristo pela Igreja manifesta-se na doutrina da infalibilidade papal, que afirma que o Papa é preservado por Deus de erro quando ensina sobre questões de fé e moral. Como é que isto mostra o amor de Cristo por nós? Ele não queria deixar a Sua Igreja na escuridão. Ele queria que Suas doutrinas fossem consistentes para que Seu povo pudesse ser guiado pela Verdade.

O núcleo da infalibilidade papal é a fidelidade a Cristo. Todos os ensinamentos da Igreja Católica são cristocêntricos, ou seja, apontam para Cristo, que está no centro de seus ensinamentos. É por isso que a Igreja Católica não muda suas doutrinas para se adaptar às mudanças na sociedade e cultura. O Papa ajuda a defender e preservar os ensinamentos de Cristo. O próprio Jesus nos prometeu: “Eu estarei sempre convosco, até ao fim dos tempos” (Mateus 28:20). Para tornar a verdadeira a promessa de Cristo, a Igreja tem sido dotada de uma linha ininterrupta de Papas há 2.000 anos, a ensinar com a infalibilidade papal que Cristo concedeu em seu ministério.

Infalibilidade, não é sinonimo de impecabilidade. Ou seja, o Papa, como todo ser humano, peca e não esta acima da Lei de Deus. Portanto, ser infalível não quer dizer livre de pecados.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 06/11/2013 em Infalibilidade, Papa

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: