RSS

Maria, Mãe de Cristo, Nossa Senhora e nossa mãe

24 nov
 jesus en la cruz

“Entretanto estavam de pé junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, mulher de Cléofas e Maria Madalena. Jesus vendo sua mãe e junto dela o discípulo que ele amava, disse a sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa.” (Jo 19, 25-27)

Incrível em como Cristo claramente afirmou! Em seu último momento antes de suas duas últimas frases e seu último suspiro Ele deixa como testamento para a humanidade uma Mãe para todos nós. Neste derradeiro momento ele tinha uma lucidez única onde deixou claro seu último desejo.

Cristo podia ter pedido a João: “Cuida da minha Mãe” ou dito “Toma conta dela”, mas não foi isso visto que Maria havia parentes que pudessem cuidar dela (a irmã dela estava lá também) e João tinha sua mãe viva. Ela se chamava Salomé. Era uma das santas mulheres que seguiam Jesus. (cf. MC 3, 31) e zelava muito pelos seus filhos (João e Tiago) a ponto de pedir a Cristo que lhe concedesse os primeiros lugares no seu Reino ( cf. Mt 20, 20).

João era o único discípulo presente ao pé da Cruz e acima de tudo ele era o que representava lá todos os outros discípulos, isso lhe concedia autoridade em mostrar a intenção de Cristo a todos os homens. Sua intenção é proclamada de forma clara. Maria atribuída por Deus como mãe sobrenatural de todos os homens.

Na Bíblia pouco se fala de Maria e ao mesmo tempo MUITO SE DIZ. Se pararmos para analisar os textos ao qual se fala de Maria pode pensar em o que exatamente Deus fala sobre Maria. O que Deus quer dela? O que Deus pensa dela?

Salta aos olhos a priori que Deus mostra que Maria, assim como todos nós católicos devemos ter, vive em absoluta sintonia com a Sua vontade. No capítulo da anunciação quando ela sabe a respeito de sua prima Santa Izabel pelo que o anjo Gabriel disse IMEDIATAMENTE pensou que sua prima precisasse de ajuda e foi até lá. Essa sintonia é clara, pois ela poderia ter pensado: “Puxa Izabel está grávida também então vou rezar por ela”. Porém ela OUVIU o que o anjo disse e sua sintonia com Deus era tamanha que se pos imediatamente fazer a vontade de Deus.

As palavras de Izabel quando encontra sua prima e “Aconteceu que, apenas Izabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre e Izabel ficou repleta do Espírito Santo. Exclamou ela em alta voz e disse…” (Lc 1, 41-42) O magnificat, isso foi o que ela disse… Izabel louvou o senhor e exulta em alegria falando um louvor e uma glorificação de Maria.

Leia com atenção essa passagem do evangelho: “…Izabel ficou repleta do Espírito Santo. Exclamou ela em alta voz e disse: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que a mãe do meu senhor venha ter comigo? Porque logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu ventre. Bem aventurada que acreditou, porque se hão de cumprir as coisas da parte do Senhor lhe foram ditas.” (Lc 1, 41-45). Cada palavra, cada frase tem um peso.Izabel está feliz e sente-se honrada em receber a visita da “Mãe do meu Senhor” . E assim nos mostra que a Mãe de Deus é portadora de bênçãos do céu.

A presença de Maria também conferiu um duplo dom. Izabel foi infusa pelo Espírito Santo e João batista saltou numa alegria sobrenatural dentro do ventre de sua mãe. E isso aconteceu quando a prima apenas ouviu a saudação de Maria.

Maria não foi só uma mãe biológica qualquer. Tudo se cumpriu porque Maria quis, porque ela acreditou e abraço com fée confiança absoluta o convite de Deus tornando-se assim uma parte ATIVA e colaboradora LIVRE da obra da redenção.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/11/2013 em Mariologia

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: