RSS

Rosário é vã Repetição?

02 dez

Rosário é realmente uma repetição de orações… mas não uma vã repetição… ou apenas uma repetição.
Nesta passagem de S. Mateus (6,7: “‘E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos'”), nosso Senhor está condenando os Fariseus que “quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa” falam a Deus para serem vistos pelos homens.

Nosso Senhor jamais condenou a repetição de orações. Ele mesmo repetiu a mesma oração três vezes no jardim do Getsemani (Mateus 26: “39. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: ‘Meu Pai, se é possível, passO a de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres’… 42. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: ‘Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade’… 44. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras”). O cego repetiu sua prece e foi curado por Cristo (Mateus 20,30: “E eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: ‘Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós’. E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: ‘Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós'”). Nós temos falado que ao anjos de Deus no céu nunca cessam de repetir, dia e noite o cântico: “Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir” (Apocalipse 4,8).

No Rosário, os Católicos repetem as orações das Escrituras: a Prece do Senhor (Mateus 6) e a Saudação Angélica ou “Ave Maria” encontrada em Lucas 1,28.

 

No Rosário o que repetimos são orações (versiculos) Biblicos:

– O Pai-Nosso (Mt 6, 9-13)
– Ave Maria (Lc 1,28-55, João 2: 1-11). A segunda parte é nossa resposta confiante acolhendo a Mãe de Deus que nos foi dado.
– O Gloria ( II Corintios 13,13 ).

Não se deve confundir a oração com a “multiplicação de palavras” com a “oração insistente” que nos ensina Jesus.

Insistir é recair sobre o mesmo tema. A oração insistente é por si mesma repetitiva mais não necessariamente é “mulplicação de palavras” . Depende da disposição do coração.

Jesus nos ensina a rezar de coração, como Ele mesmo reza, sendo todo amor e obedincia ao Pai. Os que sabem rezar são humildes, os que de coração clamam o Senhor se reconhecessem necessitados d’Ele a cda instante, pois são como as crianças.

O problema não é a repetição mas sim o discurso vão. O Santo Rosário e outras orações repetitivas , quando rezadas de coração , meditando seus mistérios com humildade , não somente são aceitaveis mas também constituem uma “oração insistente” tal como é recomendada na Biblia.

A oração repetida também é um meio de se evangelizar tendo em vista que um mal que ainda hoje aflige que é o analfabetismo, no tempo mais antigo era muito maior, com a observação que nao existia a imprensa e portanto não havia biblias disponiveis para se ter em casa como hoje.

Se hoje com o analfabetismo a Palavra de Deus fica dificil para estes imagina antes?

Como evangelizar? Como tornar acessivel a Palavra da Sagrada Escritura a todos?

Claro! atraves da oração, atraves da oração meditavam partes da Biblia (Como vismo as referencias biblicas no artigo acima de cada oração do Rosario) e tinham assim a possibilidade de aprofundar na fé.

Concluindo então, a oração repetida era também instrumento de evangelização e é ainda nos dias de hoje.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 02/12/2013 em Rosário

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: