Protestantes divergem muito a respeito da imagem da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um ramo do protestantismo utiliza a cruz, mas vazia; outras, nem isso o fazem. A justificativa seria a de que Cristo não está morto, mas ressuscitado. Francamente, como se a Igreja Católica tivesse nascido ontem e não soubesse disso.
Mas enfim, o próprio Cristo disse que não há ressurreição se não passar pela cruz antes, e que quem quisesse O seguir, deveria renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e depois, segui-Lo. A mensagem da cruz é muito mais profunda do que se imagina.
O apóstolo Paulo, em suas cartas, pregava Cristo crucificado. Vejamos:
“Nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas para os que são chamados, tanto judeus quanto gregos, ele é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. (I Coríntios 1, 23-24).
Será que Paulo não sabia que Jesus tinha ressuscitado? Segundo os protestantes, Paulo não devia estar inspirado pelo Espirito Santo. Ora, Paulo sabia muito bem do que estava falando, e se hoje estivesse vivo, diria ainda: “… escândalo para os judeus, e loucura para os pagãos e protestantes”.
Mas por que será que o apóstolo disse que pregava Cristo crucificado, e não ressuscitado? São Paulo explica a linguagem da cruz e seu significado:
“Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que estão sendo salvos, para nós, ela é poder de Deus. Pois, está escrito; eu destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. (I Coríntios 1, 18-20).
Viram? Ela é poder de Deus. Satanás teme a cruz do Senhor, porque ela é o próprio Jesus, que derrotou o pecado e a morte. Foi pela cruz que Jesus nos redimiu do pecado e nos deu a salvação. Antes era sinal de maldição, agora é sinal de poder de Deus, de vitória sobre o diabo.
E vai mais além: “Eu, por mim, nunca vou querer outro titulo de glória que não seja a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ela, o mundo está crucificado para mim, como eu para o mundo”. (Gálatas 6, 14).
A cruz é a expressão monumental do triunfo do glorioso cristianismo e o logotipo da santíssima fé vitoriosa. A cruz é o marco central do amor da redenção humana pela graça do bom Deus. A mensagem mais poderosa do mundo é a proclamação da cruz de Cristo. É o maior escândalo e a maior loucura para os incrédulos.
“Quem não procura a cruz de Cristo, não procura a glória de Cristo”. São João da Cruz (1542-1591)
Irmãos protestantes, não fujam da Cruz de Cristo, nem de Cristo crucificado (foi o próprio apóstolo Paulo quem pregou-O assim), pois quem foge da Cruz é o diabo, porque ele foi derrotado por ela!
Não vejo erro em ter uma cruz com uma imagem representando Cristo na cruz ou uma cruz sem a imagem de Jesus. Mas você erra nos seus argumentos porque fugir da cruz nada tem haver com aceitar ou não uma imagem feita pelas mãos dos homens e sim fugir da mensagem pregada na qual Cristo morreu.