RSS

INTERCESSÃO DOS SANTOS E ANJOS

31 out


O que as sagradas escrituras ensinam?

Os santos estão no céu e por nós intercedem incessantemente. Pouco antes do advento de Jesus Cristo, lemos um relado interessante no livro de Macabeus onde Jeremias que já estava morto, intercedia muito pela cidade santa e pelo povo judeu (II Mac 15,12), assim como lemos no livro de Tobias que um dos sete anjos (Rafael) que assiste perante o Senhor (Ap 8,2) intercedia por Tobias (Tb 12,12). No livro de Genesis, lemos que o sangue de Abel, que havia morrido, clamava a Deus (Gn 4,10). Já no novo testamento, possuímos vários testemunhos de que aqueles que morrem em estado de graça intercedem pelos vivos. Em Hebreus, lemos que existe uma nuvem de testemunhas (santos) que nos rodeia (Hb 12,1), sendo que esses espíritos aperfeiçoados fazem parte da Igreja celeste (Hb 12,22-23). Lemos em Apocalipse que as almas dos justos “clamam a Deus por justiça” (Ap 6,9-10).

É verdadeiramente claro que as sagradas escrituras manifestam essa possibilidade.

O que a Sagrada Tradição ensina? 

A Sagrada Tradição, por sua vez, manifesta o que a patrística sempre entendeu: que os espíritos aperfeiçoados (Hb 12,22-23) intercedem pela Igreja. Vejamos alguns relatos da tradição que corrobora com a bíblia:

Orígenes (185-254 d.C. – Da Oração) – “O Pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos justos também se unem a eles na oração.” 

Cipriano de Cartago, 200-258 – Epístola 57 – “Se um de nós partirmos primeiro deste mundo, não cesse as nossas orações pelos irmãos”.

Santo Hilário de Poitiers, 310-367 – “Aos que fizeram tudo o que tiveram ao seu alcance para permanecer fieis, não lhes faltará, nem a guarda dos anjos, nem a proteção dos santos”.

São Cirilo de Jerusalém, 315-386, Catequeses Mistagógicas – “Em seguida (oração eucarística), mencionamos os que já partiram: primeiro os patriarcas, profetas, apóstolos e mártires, para que Deus, em virtude de suas preces e intercessões, receba nossa oração”. 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 31/10/2014 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: