UTILIZAÇÃO DE IMAGENS

O que as sagradas escrituras ensinam?

Ao contrário do que muitos pensam, o uso de imagens por parte da Igreja não foi um costume adotado do paganismo. É claro que analisando o contexto histórico que o cristianismo cresceu, veremos que  algumas culturas foram cristianizadas e a aderência de ícones e imagens passou a ter uma grande receptividade no seio da comunidade, entretanto, é importante salientar que a veneração de imagens, começou muito antes do advento de Cristo. A religião judaica fazia grande uso desses objetos, que para os judeus, retratavam um modelo do paraíso (Ex 25,40; Hb 8,5) que foi consagrado (Ex 40,9) e um local onde Deus habitava (Ex 25,8; Ex 40,34). Sendo assim, quais eram as imagens que faziam parte desse templo? Veremos abaixo, que tanto o tabernáculo construído por Moisés, quanto o templo erguido por Salomão possuíam muitas imagens!

TABERNÁCULO

  • Cortinas e véus do templo pintados com imagens de querubins (Ex 26,1; 26,31);
  • Duas imagens de querubins no propiciatório da arca (Ex 25,18).

TEMPLO

  • Duas imagens de querubins no oráculo (I Rs 6,23);
  • Paredes (Internas e Externas) estavam entalhadas de anjos e palmas (I Rs 6,29);
  • Portas entalhadas e cobertas de ouro com querubins, palmas e flores (I Rs 6,32);
  • Almofadas e Juntas continham imagens de leões, bois e querubins (I Rs 7,29);
  • Na placa do templo haviam lavrados querubins, leões e palmas (I Rs 7,36);
  • Acima da porta, no interior do templo e por toda a parte, estavam coberto por figuras (Ez 41,17);
  • Dois querubins esculpidos da seguinte forma: um lado da face era humano e o outro lado era de um leão (Ez 41,18-19);
  • Na parede do templo, do piso até a porta, mais representações de querubins (Ez 41,20);
  • Outras por todas do templo que continham figuras de querubins (Ez 41,25);
  • Figuras de bois (II Cr 4,3);
  • Doze imagens de Bois que estavam apontados para locais distintos (II Cr 4,4)

 COBRA ERGUIDA POR MOISÉS

Além de tantos exemplos colocados, ainda possuímos a passagem onde Moisés constrói uma serpente de metal para curar o povo Deus. Todo aquele que olhasse para a cobra, era curado da “picada”.

Nm 21,8 E Iahweh respondeu-lhe: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar viverá”

O que a Sagrada Tradição ensina?

Desde o início da era cristã, o uso de imagens era amplamente difundido (basta verificar as catacumbas do primeiro século), não só por ascender aos olhos detalhes do que seria o paraíso (Hb 8,5), mas sim por funções catequéticas onde a imagem ensinava os menos instruídos. Aquilo que a bíblia ensinava pelo ler, a imagem evangelizava por cores. O segundo concílio de Nicéia (787) confirmou a fé católica, reafirmando a crença na veneração das imagens.

Assim ensina o catecismo da Igreja Católica:

CIC 1161“Na trilha da doutrina divinamente inspirada dos nossos santos Padres, e da Tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda a certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como a representação da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, quanto a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos”.

Assim os padres ensinaram:

Gregório de Nissa – “O desenho mudo sabe falar sobre paredes das Igrejas e ajuda grandemente”

João Damasceno – “O que a bíblia é para os que sabem ler, a imagem é para os iletrados”. 

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