RSS

O QUE É TEOLOGIA DOGMÁTICA ?

28 jan

A Teologia , em sentido geral , é a ciência que estuda a natureza de Deus , a obra da criação e seu o relacionamento com a sua origem transcendente . Coadjuvada pela graça, sob a luz da razão , a teologia estuda os dados positivamente presentes na doutrina sobrenatural revelada.

A Revelação é a ação pela qual Deus livremente permite às criaturas que participem do Seu próprio conhecimento.

A teologia dogmática, por seu turno, é aquela dimensão da teologia que trata de matérias doutrinárias definidas como dogma pela Igreja. Isto é, verdades reveladas por Deus , de crença obrigatória para todos os cristãos.

Dogmas são verdades que Deus revelou, e que a Igreja confirma como reveladas, obrigando-nos a crer nelas, porque Deus não erra , nem nos engana. Constituem a expressão verbal da Revelação. São verdades irrefutáveis, inquestionáveis ; verdades de fé .

Dogmas são verdades eternas que subsistem na mente divina e são reveladas aos homens, intrinsecamente, como definitivas. São desse modo, fatos objetivos, proposições sobre a ordem natural, sobre a realidade sobrenatural e preceitos morais que constituem o corpo da doutrina revelada.

Existem nas Sagradas Escrituras os dogmas formais e explícitos, que são aqueles dogmas que estão expressamente definidos nas Escrituras, e existem os dogmas implícitos que não estão plenamente definidos , pois alguma parte de sua definição ainda não é completamente inteligível ao entendimento humano. Os dogmas implícitos requerem alguma elaboração filosófica por parte da Igreja, sob a assistência do Espírito Santo . Em ambos os casos são verdades reveladas por Deus, confirmadas pela Igreja , como eternas e imutáveis .

A teologia dogmática, portanto, diferencia-se da teologia que aborda questões especulativas e de toda teologia que não versa matérias seladas, isto é, fechadas com dogma pela Igreja .

A Teologia dogmática trata, sistematicamente, das verdades fundamentais da Revelação divina e da forma como o sagrado magistério elaborou seu ensinamento em relação a essas verdades.

Um bom caminho para se conhecer os dogmas da Igreja , é estudar os documentos dos concílios ecumênicos principalmente os documentos do Concílio de Trento, com seus diversos cânones dogmáticos na forma de anátema. São dogmas sobre Deus, sobre a lei moral, sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e as leis evangélicas ; sobre Maria Santíssima, sobre a Igreja, sobre os sacramentos, sobre o homem, sobre o destino do mundo, sobre a Parusia e o Juízo Final, entre outros temas teológicos da mais alta importância.

 
1 comentário

Publicado por em 28/01/2015 em Uncategorized

 

Uma resposta para “O QUE É TEOLOGIA DOGMÁTICA ?

  1. Ismael

    24/05/2016 at 6:36 pm

    olá meus irmãos!
    Tenho algumas dúvidas acerca da doutrina católica, como, por exemplo: a oração pelos mortos; o uso de imagens de escultura(que é duramente reprimido pelas sagradas escrituras).

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: