RSS

ONDE ESTÁ A SALVE RAINHA NA BÍBLIA?

03 jun

VAMOS A ANÁLISE CATÓLICA DA SALVE RAINHA
_______________________________________________________________________________________

NOTAS:

A Salve Rainha é uma oração inspirada pelo Espírito Santo que sempre guiou a Igreja desde a sua fundação pelo Senhor (Mateus 16,18-19; 18,17; João 16,12-13), pois a Igreja Católica é a única Igreja que vem desde Cristo e os Apóstolos, desde Pentecostes (Mateus 16,18-19; 18,17; Atos 2,1ss)
______________________________________________________________________________________

EIS A ORAÇÃO COMPLETA:

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva.
_

A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente ! ó piedosa ! ó doce sempre Virgem Maria!
_

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Salve – O Anjo saudou Nossa Senhora com um Salve ou Ave ou Alegra-te (Lucas 1,28)!

Rainha – Maria é a Mãe do Rei (Lucas 1,31-32), logo, ela é a Rainha Mãe (1 Reis 2,19-20) e é coroada de doze estrelas ( Apocalipse 12,1.5).

______________________________________________________________________________________

Mãe de misericórdia – pois é Mãe de Jesus Misericordioso, e porque se compadece dos seus filhos como nas Bodas de Caná (João 2,1ss). Filhos que são todos os discípulos amados (João 19,25-27), os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus ( Apocalipse 12,17).

_______________________________________________________________________________________

VIDA-Enquanto que Eva, por sua desobediência nos trouxe a morte (Gn 3, 12), Maria, por sua obediência à Palavra de Deus (Lc 1, 38), nos traz a Vida dos homens(Jo 1,4.14), que é Jesus.
_______________________________________________________________________________________

DOÇURA- Maria é Doce como o favo de Sansão (Jz 14, 5-6. 8-9). Tendo o favo de mel sido extraído do cadáver de um leão,vemos um sinal de Maria nascida no meio da humanidade pecadora, isenta do pecado, para gerar o Mel da Vida, Jesus, nossa salvação.
_

Maria foi a abelha trabalhadora que nos deu o Mel da salvação, o Cristo.
È sempre doce ouvir o conselho materno de Maria para nós, pois “sua voz é doce e seu semblante formoso” (Cant 2,14): “fazei o que Jesus vos disser” (João 2).
_________________________________________________________________________________________

Esperança Nossa – Maria é ” a Mãe do puro amor e da Santa esperança” (Eclesiástico 24,24) que é Jesus, nela temos “o caminho, a verdade e a vida”, que é seu Filho (João 14,6).
_

Em Maria esteve toda a esperança da humanidade de que a Vida e a Salvação viesse ao nosso mundo,por isso foi profetizada pelos profetas, como ” aquela que esmaga a cabeça da serpenete” (Gen 3,15), “aquela que há de dar à luz ” (Miq 5,2), “a Virgem “(Is 7,14) , ” a filha de Sião” (Zac 2,14), e, assim, “aquele que a criou repousou sob em sua tenda” (Eclo 24,12).
__________________________________________________________________________________________

Salve! – é a saudação do anjo Gabriel (Lucas 1,28) e também podemos recordar os versos do Salmo:
_
uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. Cânticos 6,9
___________________________________________________________________________________________

A vós bradamos – Bradamos, clamamos pedindo a intercessão de Maria. Como a Rainha Ester que intercedeu em favor de seu povo (Ester 5,1ss), pedimos que Maria interceda em favor do povo dela, aqueles que têm o testemunho de Jesus e guardam os mandamentos de Deus (Apocalipse 12,17), apresentando nossas orações (Apocalipse 5,8) diante do trono do Grande Rei, Jesus.
___________________________________________________________________________________________

Os degradados filhos de Eva – todos somos degredados, enquanto estamos na terra (II Cor 5,1) (II Tim 4,6) (Fil 1, 23-24),
_

Expulsos do Paraíso, e somos chamados de filhos de Eva, porque Adão a chamou de Mãe dos viventes e por nossa condição pecadora nesta terra (Gn 3,20). Eva é a Mãe do pecado e Maria é a Mãe da Graça Redentora, Cristo Jesus.
_

A vós suspiramos, gemendo e chorando – Suspiramos desejando a mesma graça que Maria teve de estar toda em Deus (Lucas 1,35)
_

E pedimos sua intercessão gemendo, pois o Espírito, que ora em nós e que também habita em Maria, intercede com gemidos inexprimíveis (Romanos 8,26)
_

E ” toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.” (Rm 8, 21-23)

_

Neste vale de lágrima – a vida do cristão é um vale de lágrimas expulsos do paraíso (Gênesis 3,23-24),
_

Um cativeiro (Romanos 8, 21-23; II Coríntios 5,6) , pois a alma fiel deseja se libertar da prisão do corpo mortal para estar com Cristo no céu (Filipenses 1,23; II Timóteo 4,6).
________________________________________________________________________________________

Eia pois advogada nossa – Jesus é o nosso Advogado diante do Pai, pois expiou nossos pecados e ainda intercede por nós ao Pai (1 Jo 2,1), pois é o único Mediador da Salvação entre Deus Pai e os homens (Heb 12,24; 1 Tim 2,5; Heb 7,25).
_

Mas Jesus não é nosso único advogado, enquanto intercessor. O Espírito Santo também intercede por nós sendo nosso advogado (Romanos 8,26)
_

E aqueles que nos precedem no céu, os Santos também oram por nós ( II Mac 15, 12-15; Jer 15,1;Lc 16,27; Heb 11,4. 12,1; Apo 5,8. 6,10) e, entre eles, de modo especial Maria, pois é a Mãe da Igreja (Jo 19,26-27).
________________________________________________________________________________________

Se Jesus é filho de Maria e formamos todos o corpo de Cristo (Rom 12,4-5), então, também somos filhos de Maria, como outrora os judeus se diziam filhos de Abraão pela fé (Jo 8,39; At 3,25. 13, 26; Gl 3,7).
_

Maria, como nossa Mãe, também é nossa Advogada, lembrando principalmente, que o Senhor veio como Salvador mas voltará como nosso Juiz ( At 10,42; Mt 19,28; 2 Tim 4,8)
_

Não só no juízo final e universal, como também no dia de nossa morte onde compareceremos diante do tribunal celeste (Heb 9,27; Rm 14,10 ; II Cor 15,10).
_

Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei – São Paulo, na carta aos Hebreus, nos diz que estamos cercados por uma nuvem de testemunhas (Hb 12,1) e que apesar de sua morte Abel ainda fala (Hb11,4), lembrando a intercessão dos Santos.
_______________________________________________________________________________________

Assim, pedimos que Maria nos cerque com seus olhos como se fosse uma nuvem e interceda por nós, pois se o sangue de Abel ainda fala, muito mais a justiça e os méritos da Mãe do Senhor.
_

Após a morte, os Santos estão diante do trono divino (Apo 7,15), vêem a Deus face a face ,”são semelhantes a Ele e assim como Ele o é os santos o veem” (1Jo 3,2).
_

Os Santos nos acompanham com suas orações, e apresentam nossos pedidos a Deus (Apo 5,8), pois “o Espírito tudo os pode revelar” (1 Cor 2, 9-10) e os santos têm o conhecimento pleno (1 Cor 13, 12), pois hão de julgar o mundo (1 Cor 6,2) (Mt 19,28).
______________________________________________________________________________________

Maria, entre os Santos, exerce uma mediação singular, pois é a Mãe da Igreja , o corpo de Cristo (Rom 12,4-5), é nossa Mãe na fé (Jo 19,26-27), como outrora o foi Abrão (Jo 8,39; At 3,25. 13, 26; Gl 3,7).
_

Por sua entrega total ao plano divino tornou-se nossa Mãe na graça redentora (Jo 19,26-27), pois por sua obediência (Lc 1,38)
_

tornou-se a Mãe dos viventes em Cristo (Gn 3,20), em contrapartida à desobediência de Eva, a Mãe no pecado.
_

Se Jesus “é o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29) e se somos irmãos de Jesus, somos filhos do Pai, Deus, e de sua Mãe, Maria.
_______________________________________________________________________________________

E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, – Na Salve Rainha, pedimos a Maria que esteja conosco na hora de nossa morte, o fim de nosso desterro (Gen 3, 23-24), o exílio da alma longe de Cristo, nosso Paraíso (Fil 1, 23-24; II Cor 5,1).
_

A morte do cristão justo é o retorno ao céu (Fil 1, 23-24; II Cor 5,1).
A Bíblia afirma que somos acompanhados pelos anjos na hora da morte (Lc 16,22)
_

Pois o Senhor nos conduz a salvos para o seu reino celestial ( II Tm 4,18) livrando-nos do demônio pela companhia dos espíritos angélicos (Jud 1,9).
_

Os Santos, mesmo antes da ressurreição final, pois já participaram da primeira ressurreição (Cl 2,12)(Cl 3,1), já gozam da glória do Senhor

(Lc 23,43; Apo 7,15), partilham de seu governo (Apo 4,4;10) , apresentam nossas orações (Apo 5,8), sendo assim, são semelhantes aos anjos (Mt 2,30), podendo participar também da missão de nos conduzir ao céu.
_

Maria, por ser nossa Mãe na fé e na graça, a Mãe dos viventes redimidos em Cristo (Rm 5,18-19), pois Jesus “é o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29), interessa-se por nossas vidas, pois ao seu amor materno todos fomos confiados na pessoa do discípulo amado (Jo 19,26-27).
________________________________________________________________________________________

Por isso ela é invocada para que esteja conosco na hora de nossa morte nos apresentando ao Senhor e nos auxiliando com sua intercessão, pois todos “os santos aguardam ansiosos para que se complete o número dos que devem ser salvos” (Apo 6,10-11).
_

Depois deste desterro todos compareceremos diante do tribunal de Cristo ( Jo 5,22; Rm 14,10; Heb 9,27) e seremos julgados por Ele (Jo 5,22).
_

Por isso, invocar Maria é bom e salutar, pois ela também estará presente ao nosso julgamento, já que os santos vão julgar o mundo (Mt 19,28 ; 1 Cor 6,2)
_

E nos receber no céu (Lucas 16,9.22). Maria poderá ser nossa intercessora e advogada se a pedirmos já aqui enquanto peregrinamos na terra (Tg 5,14-15; I Tim 2,1).
_______________________________________________________________________________________

Maria é a nossa melhor intercessora em vista do alto poder materno de sua intercessão (Jo 2, 3-4.7-9.11), capaz de mudar os planos do coração de seu Filho (Jo 2,4.11), em vista de seu amor misericordioso e filial.

bendito fruto de vosso ventre – com essas palavras recordamos a saudação que Santa Isabel proferiu guiada pelo Espírito de Deus:
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
_

Lucas 1,41-43
Enquanto Eva deu ao homem o fruto do pecado (Gênesis 3,6), Maria nos deu o fruto da Vida, Jesus, pois ela praticava a Palavra de Deus (Lucas 11,28)
_
Ela era a serva mais Santa, foi fiel a Jesus antes de seu nascimento até a sua morte na cruz (João 19,25), ascensão e vinda do Espírito Santo (Atos 1,14; 2,1ss).

Ninguém se iguala a Maria mergulhada toda em Deus (Lucas 1,35) e no mistério da vida de Jesus e de sua Igreja, por isso nós unimos nossa voz para cumprir com a profecia bíblica:
_
Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Lucas 1,48
______________________________________________________________________________________

Ó clemente !- Maria é clemente, pois agiu com bondade nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12) procurando evitar que a festa acabasse e que os noivos ficassem tristes.
Como nossa intercessora e Mãe, também usa de sua clemência pedindo ao seu Filho por nós, pois os santos intercedem por nós no céu ( Lc 16,24; Heb 11,4; 12,1; Apo 5,8; 6, 10-11).
______________________________________________________________________________________

ó piedosa !- Maria é piedosa, pois ao ouvir da boca do anjo que Isabel estava grávida partiu para visitá-la, ficando com ela três meses auxiliando-a no necessário (Lc 1,36. 39-40.56).
Assim, continua nos auxiliando com suas orações, a cumprir com seu mandamento de fazer o que seu filho disser(Jo 2,5).
_______________________________________________________________________________________

ó doce – Louvamos Maria mencionando sua docilidade, pois “seu espírito é mais doce do que o mel” (Eclo 24,27) e com doçura Ela recebeu a mensagem do Anjo(Lc 1,38), pediu a intervenção de seu filho nas bodas de Caná(Jo 2, 3) e ouviu a Palavra do senhor meditando-a em seu coração(Lc 2,19.51).
_______________________________________________________________________________________

Sempre Virgem Maria!- Maria foi virgem antes do parto (Is 7,14; Lc 1,26; Lc 3,23; Mat 1,18), no parto, permaneceu Virgem, pois a profecia diz que “conceberia e daria à luz”, um único milagre (Is 7,14).
_

E subtende-se no Evangelho de São Lucas que o parto de Jesus não foi como os demais, já que Maria sozinha pôde prestar os primeiros cuidados ao seu Filho (Lc 2,7).
_

Após o parto continuou virgem como demonstrou em sua fala ao anjo de não ter a intenção de conhecer homem, apesar de noiva (Lc 1,34). Também podemos constatar esse fato quando jesus tinha doze anos e Lucas não menciona outras filhos (Lc 2, 41-52).
_

Também vemos que Ela permaneceu virgem ao lermos em Jo 19, 25-27 sobre a preocupação de seu Filho crucificado, sabendo que ela não tinha mas ninguém além dele, deixando-a com o seu discípulo João.
_______________________________________________________________________________________

Os irmãos de Jesus mencionados nos evangelhos são primos, parentes (Gn 13,8; 14,14; I Cron 23,21-22; II Sam 19,12; IIRe 10, 13-14) .
_

Os irmãos de Jesus ditos no Evangelho eram filhos de outra Maria, primos de Jesus. Maria, nos Evangelhos, é sempre destacada como Mãe de Jesus somente:
3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?” E ficavam escandalizados por causa dele.
Marcos 6,3
_
Os irmãos de Jesus eram filhos de outra Maria, conhecida como mulher de Clopas ou Cléopas:
_

56 Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu. Mateus 27,56
25 Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
_

João 19,25
Judas era irmão de Tiago, de José e por conseguinte de Simão, assim todos eram primos de Jesus:
Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago,
aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:
Judas 1,1
_

Maria é mencionada apenas como a Mãe de Jesus (Mc 6,3; Jo 19,26s; At 1,14).
A crença na virgindade de Maria está trelada à divindade de seu filho, pois aquilo que é tocado por Deus é só dele, Ela é a é a porta por onde Deus Filho, Jesus, veio ao mundo, assim ela é sagrada e intocada em vista da grandiosidade da divindade que a consagrou como Mãe (Ez 44, 1-2) .

__________________________________________________________________________________________

Autor: Edmilson Silva

 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/06/2015 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: