Todos sabem o que é o caminhão “coletor” de lixo ou uma “coleta” de assinaturas. Vem do latim italiano “colligere”, que quer dizer reunir, recolher, coletar. É daí que vem também o sentido da Oração “Coleta”. Ela quer reunir, numa só oração, todas as orações da Assembléia.
Por isso, ela começa com o “Oremos”. É o convite do Presidente da Celebração para que todos os presentes se coloquem em oração. Esse “Oremos” é seguido de uma pausa, para que durante esse tempo de silêncio cada pessoa faça mentalmente a sua oração pessoal.Em seguida, o padre eleva as mãos e profere a oração, oficialmente, em nome de toda a Igreja. Nesse ato de levantar as mãos, o Presidente está assumindo e elevando a Deus todas as intenções dos fiéis. Tanto é que, no final da “Coleta”, todos respondem “Amém!” para dizer que aquela oração é também sua. É como se cada um estivesse “assinando” a oração proferida pelo Presidente.
Há certas “Coletas” que mostram bem como essa oração supõe as intenções da Assembléia, e, portanto, é uma oração de todos os presentes. Veja, por exemplo, esta Coleta do Segundo Domingo do Tempo Comum:
“Deus eterno e todo- poderoso, que governais os céus e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo, e daí ao nosso tempo a vossa paz…”
A “Coleta” é rezada de pé e vem logo após o “Glória” (ou após o Ato Penitencial, nas Missas simples em que não há o glória. Além da Coleta, existem mais duas orações oficiais na Missa, proferidas pelo Presidente, sem falar da Oração Eucarística que é toda de competência daquele que preside a Celebração. As outras duas orações são: a Oração Sobre as Ofertas, no Ofertório, e a Oração Depois da Comunhão. O Missal Romano diz: “ O sacerdote, presidindo a comunidade como representante de Cristo, dirige a Deus estas orações em nome de todo o povo santo e de todos os circunstantes”. Por isso se chamam “orações presidenciais”.
Essas orações proferidas pelo Presidente da Celebração têm três partes: invocação, pedido e conclusão. Vejamos, por exemplo, como aparecem distintamente essas três partes nesta Coleta do Segundo Domingo depois do Natal:
INVOCAÇÃO
“Deus eterno e todo-poderoso, esplendor dos vossos fiéis,
PEDIDO
Irradiai por todo o mundo a vossa glória e manifestai-vos a todos os povos, no fulgor de vossa luz!
CONCLUSÃO
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”
Nas duas primeiras linhas está a invocação; nas três do meio, o pedido; e nas duas finais, a conclusão.
As Orações são dirigidas ao Pai em nome de Jesus ( que é o nosso MEDIADOR), na unidade do Espírito Santo.
A MISSA E A VIDA
Estamos falando de uma oração da Missa, que é a Coleta. Mas a Missa toda é uma grande oração: a oração de Jesus e de sua Igreja, pois “a Igreja é o Corpo de Cristo que preenche todo o universo” (Cf. Ef 1, 22-23)
O certo é irmos à Igreja um pouco antes de a Missa começar, para nos colocarmos em clima de oração. Dificilmente consegue orar quem chega atrasado e se põe junto à porta de entrada, de onde fica “espiando” a Missa. Quando Deus passou pela tenda de Abraão em Mambré, sob a aparência de homem, disse a Abraão que ele iria ter um filho dentro de um ano. Abraão levou a sério, mas Sara não acreditou. Achou gozado e acabou rindo, porque ela estava mais distante da presença de Deus. Ficou ouvindo a conversa e espiando por detrás da cortina da tenda. Então Deus a repreendeu (Cf. Gn 18, 9-15)
Na verdade, pouca gente sabe orar. Muitos nem dão condições para que Deus lhes fale. E o mais importante na oração não é o que dizemos a Deus, mas o que Deus tem a nos falar. A oração não é para que Deus faça a nossa vontade, mas que nós façamos a vontade de Deus.
ORAÇÃO DA COLETA
Encerra o rito de entrada e introduz a assembléia na celebração do dia.
“Após o convite do celebrante, todos se conservam em silêncio por alguns instantes, tomando consciência de que estão na presença de Deus e formulando interiormente seus pedidos. Depois o sacerdote diz a oração que se costuma chamar de ‘coleta’, a qual a assembléia dá o seu assentimento com o ‘Amém’ final” (IGMR 32).
Dentro da oração da coleta podemos perceber os seguintes elementos: invocação, pedido e finalidade.
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