RSS

No batismo os padrinhos precisam ser católicos?

04 maio

O Batismo é o primeiro sacramento da Igreja Católica, através do qual passamos a fazer parte da Igreja e nos libertamos do pecado original, mácula com a qual nascemos e que herdamos de nossos ancestrais Adão e Eva.

Para a Igreja Católica a função dos padrinhos é auxiliar aos pais na condução do batizando na sua vida em comunidade e na Igreja, sempre de acordo com os mandamentos cristãos.

Sendo o Batismo considerado um Sacramento de tamanha relevância e levando-se em conta a participação dos padrinhos no encaminhamento do afilhado por uma vida de retidão, dentro dos preceitos cristãos, não faz sentido que os padrinhos não sejam católicos. A Igreja reafirma a importância de que o ato do Batismo e a escolha dos padrinhos não sejam simplificados como meros atos sociais.

O Direito Canônico, que rege o funcionamento da Igreja Católica, no artigo 874 § 1, recomenda que os padrinhos sejam inclusive crismados, mas permite que o bispo local adapte determinadas leis disciplinares à sua realidade, concedendo poder a cada diocese para determinar algumas regras, mas certamente, em nenhuma delas uma pessoa não batizada poderá ser padrinho/madrinha.

De qualquer forma, é permitido que os pais possam incluir neste importante momento um familiar ou amigo não-católico, que represente importância afetiva para a família. Essa pessoa será uma testemunha do Batismo juntamente a um padrinho/madrinha católico. A testemunha não será registrada como padrinho/madrinha, mas participará da cerimonia de batismo.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 04/05/2016 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: