RSS

O QUE É A SAGRADA TRADIÇÃO APOSTÓLICA?

15 ago
A Santa Doutrina da Igreja Católica, Esposa do Cordeiro, onde Cristo está presente e que é um prolongamento do Mistério de sua Encarnação é o que o vamos procurar entender aqui. Igreja na qual estamos inseridos cuja cabeça é Cristo e que a torna sempre viva e ativa ao longo da História. Como nos ensina (LG, 4)  no Concilium Vaticano II, a Igreja é “Sacramento Universal da Salvação da Humanidade.”
Para entendermos melhor como está firmada a fé da Igreja Católica que professamos, temos três pontos fundamentais ou pilares que a sustentam:
1. A SAGRADA ESCRITURA… A Revelação Divina Escrita.
2. A SAGRADA TRADIÇÃO… A Revelação Divina transmitida Oralmente.
3. O SAGRADO MAGISTÉRIO… O Ensinamento da Igreja.
Hoje, vamos entender mesmo que rapidamente o que significa a Tradição Apostólica.
Em síntese, a Tradição Apostólica é tudo aquilo que veio dos Apóstolos, ou seja, tudo aquilo que ela recebeu dos Apóstolos e que a eles foi confiado diretamente pelo próprio Jesus Cristo. Não se trata de tradição dos homens, mas somente daquilo que se refere à nossa salvação, e que nos foi deixado pelo Senhor, e que não foi escrito na Bíblia. A Igreja, no Concílio Vaticano II, através de um documento chamado “Dei Verbum” reconhece que a Sagrada Tradição tem o mesmo peso de Revelação do que a Sagrada Escritura, pois vem de Cristo através dos Apóstolos e chegou até nós. Sendo assim, chamamos também a isso de Tradição Oral.
Portanto, a Igreja Católica não se guia apenas pela Bíblia (a Revelação escrita), mas também pela Revelação oral que chegou até nós sem esta última, onde nem mesmo a Bíblia existiria como a temos hoje se não fosse esta Tradição oral, ou seja, ela foi berçada e redigida pela Igreja sob a inspiração do Espírito Santo.
A transmissão do Evangelho, feita pelos Apóstolos em um primeiro momento foi por via oral e depois de forma escrita. Os Evangelhos começaram a serem escritos aproximadamente 20 anos após a morte de Jesus. No ensino oral os Apóstolos transmitiram aquelas coisas que ou receberam das palavras, da convivência e das obras de Cristo ou foram entendendo das sugestões do Espírito Santo, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica no número 76.
Para que você compreenda ainda melhor sobre isso, leia em São João o Capítulo 21,25. E ainda:
2Ts 2,5
2Ts 2,15
2Tm 2,2
Jo20,30s
Nestes fragmentos da Sagrada Escritura fica claro para nós que os Apóstolos só escreveram o essencial da Mensagem de Cristo. E que de alguma forma a Sagrada Escritura nos encaminha para as fontes orais da Palavra de Deus.
 
A isso então a Igreja Chama de o DEPÓSITO DA FÉ. O que é isso?
O Patrimônio Sagrado da nossa Fé, ou seja, tudo aquilo que está contido na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição Apostólica, e que foi confiado pelos Apóstolos à totalidade da Igreja do que aprenderam diretamente de Jesus Cristo.
O Santo Papa João Paulo II emitiu um documento oficial chamado “Fidei Depositum” (Depósito da fé), que explica sobre a missão da guarda da verdadeira doutrina, confiada à Igreja Católica pelo próprio Cristo e que a Igreja vêm cumprindo em todos os tempos.
Como está escrito em 1Tm 3,15, “A Igreja é a coluna e o fundamento da Verdade.” Ainda em 1Tm 2,4, “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.” Portanto, sem ouvir a Igreja não se pode chegar ao conhecimento da verdade que salva, pois a ela o Senhor confiou esta mesma verdade.
Ainda sobre este tema há muito sobre o que os primeiros Padres da Igreja (aqueles homens da Igreja que viveram entre os séculos II e VII depois de Cristo) disseram sobre a Santa Tradição da Igreja. Mas isso é assunto para outro tema relacionando à Patrística.
 
Deixe um comentário

Publicado por em 15/08/2016 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: