5 coisas que você estava fazendo mal na Missa e não sabia

 

A Santa Missa é a renovação do sacrifício pascal de Cristo na cruz e a “fonte e o ápicede toda a vida cristã’’. Por esse motivo, e com o intuito de adentrarmos mais nos sagrados mistérios, é que a Igreja organizou a Missa dentro de uma ordem determinada (O reino de Deus é um reino de ordem). Por isso neste artigo compartilharemos 5 coisas que talvez você esteja fazendo errado na missa e não sabia.

1) “… E livrai-nos do mal AMÉM?”

Good_Friday_in_St._Pius_X_Church
Domínio Público / Wikipédia

Quando rezamos o Pai Nosso de maneira pessoal ou em nossos grupos de oração temos o hábito de concluí-lo com um “Amém”. Isso está correto, porém durante a Santa Missa é diferente. O Pai Nosso é a única oração que está integrada na liturgia como parte de uma oração maior. Por tal razão não devemos dizer “Amém” depois do “e livrai-nos do mal”, pois o sacerdote continuará com a oração dizendo “livrai-nos Senhor de todos os males, e concedei-nos a paz em nossos dias…’’

2) “Por Cristo com Cristo e em Cristo…”

images
cofradiarosario.blogspot.com

Alguns fiéis geralmente comentem o erro de dizer partes da Missa que são correspondentes apenas ao sacerdote. Isto é muito comum no final da oração eucarística quando o padre reza “Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória agora e para sempre…”. Os fiéis não devem dizer esta parte, pois é exclusivo para o sacerdote. Aos fiéis cabe responder com um ”Amém”.

3) Durante a consagração devemos nos ajoelhar ou ficar de pé?

misas1
Domínio Público / Wikipédia

Para isto devemos consultar a IGMR (Instrução Geral do Missal Romano) que no número 43 diz claramente “…ficarão de joelhos, a não ser por motivo de saúde, lugar estreito, pouco espaço devido à grande quantidade de pessoas ou outras causas razoáveis que o impeçam, durante a consagração. ” O IGMR diz que quem, pelos motivos já citados não puderem ajoelhar-se, devem fazer uma profunda reverência quando o sacerdote se ajoelhar após a consagração. Porém além da lei, não deveríamos nos ajoelhar assim que acontece o maior milagre sobre a face da terra?!

4) Rito da paz

gruporuah.com

O chamado “rito da paz” ou “abraço da paz” é opcional. Mas quando se faz, a saudação deve ser feita apenas com as pessoas mais próximas dos nossos lugares e sempre guardando a devida reverência à celebração. Não devemos nos esquecer que Jesus acabou de se fazer presente na Sagrada Eucaristia e que deve ser o centro da nossa atenção neste momento. Não é necessário, por exemplo, caminhar de um lado para o outro da Igreja buscando conhecidos para saudá-los.

5) O Jejum Eucarístico

cover-1179704_960_720
Domínio Público / Pixabay

Este não é necessariamente um erro durante a Missa, mas acontece antes da celebração. O catecismo ensina que “Para preparar-se bem para receber a eucaristia, os fiéis devem viver o jejum prescrito pela Igreja”.
Mas qual é esse jejum? A Igreja estabelece que devemos guardar o jejum de qualquer alimento sólido pelo menos uma hora antes de receber a Santa Eucaristia. Por isso que deve parar de comer esses biscoitos que compra na porta da igreja. Sim, é permitido o consumo de água e remédios.
Se não cumprir esse requisito, pode participar da missa, mas não pode comungar.

Anúncios
Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter do Papa
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
setembro 2016
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Visitantes
  • 2,462,585 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
LINKS
%d blogueiros gostam disto: