Sábado ou Domingo ?

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“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo  é de Cristo.”  (Colossenses 2,15-17)
Os textos do Novo Testamento nos apontam que os cristãos se reuniam no Domingo, o Primeiro dia da Semana, pois foi nesse dia que Cristo ressuscitou, nos libertou do pecado e nos garantiu o descanso eterno no céu:
 
“No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de  partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava  com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.” (Atos 20,7)
 
 
“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.” (1 Coríntios 16,2)
Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1), um domingo, fazendo desse o dia  da vida nova, da renovação da criação ,o dia da  luz (Gênesis 1,1-5).

Sempre que Cristo aparece em Sua forma ressuscitada (e o dia é mencionado), é o primeiro dia da semana (Mateus 28:1, 9, 10; Marcos 16:9; Lucas 24:1, 13, 15; João 20:19, 26).

AS DIFERENÇAS ENTRE O SÁBADO E A RENOVAÇÃO E PERFEIÇÃO DO DOMINGO:
O sábado era guardado em memória do descanso de Deus  depois da criação (Êxodo 20,11).
O Domingo é guardado em memória do descanso eterno (Hebreus 4,9-10) que nos dá Jesus libertando -nos da morte por sua ressurreição (I Coríntios 15,17.20-22).
O sábado é a memória da libertação do povo do Egito (Deuteronômio 5,15).
O Domingo é a memória da libertação do homem do pecado e da morte pela ressurreição do Senhor (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1; I Coríntios 15,20-23; João 11,25).
Com sua ressurreição, Jesus não só liberta a humanidade,  mas toda a criação (Romanos  8,22-23; Colossenses 1,20).

Dessa forma, o Domingo, o primeiro dia da semana, que lembra  o primeiro dia da criação do mundo, é o dia da nova criação,  pois todas as criaturas, junto com os homens,  foram salvas  e redimidas pelo sacrifício do Senhor (Colossenses 1,20), que fez novas todas as coisas.

O NOVO TESTAMENTO AFIRMA QUE OS CRISTÃOS SÃO LIVRES DAS FESTAS, SÁBADOS E LEIS JUDÁICAS:

O Sábado é parte da Lei do Velho Testamento, e os cristãos são livres da servidão da Lei (Gálatas 4:1-26; Romanos 6:14).

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17).

Esta idéia é repetida mais de uma vez no Novo Testamento:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz”(Romanos 14:5-6a).

“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos” (Gálatas 4:9-10).

A ritualística de guardar o sábado está associada à mesma lei que impõe o sangue de animais (1Cr 23,31 e 2Cr 31,3), mas o sangue de Cristo que é o Novo Testamento diz que se alguém guardar uma só ordenança da lei está debaixo de maldição, e terá que guardar toda a lei (Gl 3,10).

O DOMINGO É SANTIFICADO POR CRISTO E SEUS APÓSTOLOS:

– Jesus ressuscitou no DOMINGO, 1º dia da semana judaica (Jo 20,1).

– Jesus apareceu, pela primeira vez, a todos os seus discípulos ao DOMINGO (Jo 20,19).

– A segunda aparição de Jesus foi também ao DOMINGO (Jo 20,26).

– O pentecostes foi no DOMINGO (At 2,1). A palavra pentecostes significa “cinquenta” e servia para designar essa festa judaica. Na passagem de Lv 23,15-16 fica claro que a festa devia ser celebrada NO DIA SEGUINTE DO SÁBADO.

– Foi também ao DOMINGO que o primeiro dos apóstolos (Pedro) fez o primeiro sermão de evangelização e aconteceram as primeiras conversões da igreja (At 2,14 e 2,41).

– A igreja não judaica reunia-se no DOMINGO e nesse dia Paulo pregou no meio de uma assembléia eucarística (reunimo-nos para partir o pão) (At 20,6-7).

– A igreja fazia as coletas de caridade no PRIMEIRO DIA DA SEMANA (1Co 16,10).

“Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte”

 (Carta aos Magnésios. 9,1 de Santo Inácio de Antioquia que morreu em 107 d.c.,
bispo de Antioquia e discípulo do Apóstolo João.)
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