O que falam de São José ?

Resultado de imagem para sao jose

 

“Como é doce, calmo, sereno, suave o pensamento de São José, meu primeiro e predilecto protector” (Papa João XIII)”

“Alguns santos receberam o privilégio de nos proteger em casos particulares. A São José foi conferido o encargo de nos socorrer em toda a necessidade: de defender, proteger e amparar com perene benevolência todos os que a ele recorrem” (São Tomás de Aquino).

“Não me lembro de ter pedido alguma graça a São José que ele não me tenha alcançado” (Santa Teresa d´Ávila)”.

O Santo Esposo da Mãe de Deus é invocado como:

Protector da Igreja – pois foi o pai putativo de Jesus.

– Protector das famílias – pois teve a seu cuidado a Família de Nazaré.

– Padroeiro dos trabalhadores – pois trabalhando como carpinteiro conseguia o sustento de sua Família.

– Padroeiro da boa morte – pois, segundo a tradição, morreu nos braços de Jesus e Maria.

1-Papa Francisco: Em São José “vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!”
2-São Bernardo: “Podemos duvidar de que S. José foi um homem muito santo e muito digno de confiança, uma vez que seria o esposo da Mãe do Senhor?”.

3-Papa Emérito Bento XVI:  “Antes de tudo, pertencendo ele (S. José)  à tribo de Judá, ligou Jesus à descendência davídica, de forma que, realizando as promessas sobre o Messias, o Filho da Virgem Maria se pôde tornar verdadeiramente “filho de David”.

4-A Palavra: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria”. (Lc 1, 6-27)

5-São João Paulo II: “São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo”.

6-Papa Francisco: “Como realiza José esta guarda (de Jesus e de Maria)? Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender”.

7-Papa Emérito Bento XVI: “A sua missão se desempenhou na humildade e no escondimento da casa de Nazaré. De resto, o próprio Deus, na Pessoa do seu Filho encarnado, escolheu este caminho e este estilo a humildade e o escondimento na sua existência terrena”.

8-São Bernardo: São José foi «o servo fiel e prudente» (Mt 24,45), pois Deus destinou-o a ser o apoio de sua Mãe, o sustento da sua carne e o auxiliar do seu desígnio de salvação”.

9-A Palavra: “Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,  para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida”. (Lc 2, 4-5)

10-São Bernardo: “Recordemos que ele (S. José) pertencia à Casa de David; que era filho de David, não somente pela carne, mas também pela fé, a santidade e a piedade”.

11-Papa Francisco: “Como vive José a sua vocação de guardião de Maria, de Jesus, da Igreja? Numa constante atenção a Deus, aberto aos seus sinais, disponível mais ao projeto d’Ele que ao seu”.

12-Papa Emérito Bento XVI: “O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”.

13-São Bernardo: “O Senhor descobriu nele (em São José) um segundo David, a quem pôde confiar, com toda a segurança, os seus desígnios mais secretos. Revelou-lhe, como a outro David, os mistérios da sua sabedoria e deu-lhe a conhecer aquilo que nenhum dos grandes deste mundo conhecia”.

14-A Palavra: “Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura”. (Lc 2, 15-16)

15-São João Paulo II: “Hoje, como sabeis, é a festa de São José: a festa de um homem, ou seja de um homem que não só foi o pai putativo de Jesus, mas que fez um trabalho manual, certamente não como passatempo, mas para prover ao necessário sustento próprio e da sua família singular”.

16-Liturgia das Horas: “No Deus trino, autor do mundo, proclamemos nossa fé, imitando a ida e a morte do operário São José”
17-São Bernardo: “Em Maria, cumpria-se a promessa outrora feita pelo Senhor a David, e José foi testemunha dessa realização”.

18-A Palavra: “…um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito”. (Mt 2, 13-14)

19-São Bernardo: Deus “permitiu-lhe (a S. José) ver e ouvir o que tantos reis e profetas, apesar dos seus desejos, não puderam ver nem ouvir (Mt 13,17); melhor ainda, fez com que ele O educasse, O beijasse, O alimentasse e O protegesse”.

20-Liturgia das Horas: “Nossas vozes te celebram, operário São José, que a oficina consagraste, trabalhando em Nazaré. Tão humilde tu vivias, tendo em ti sangue de rei! Em silêncio um Deus nutrias, ao cumprires sua lei”.

21-Papa Francisco: “S. José é «guardião», porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas”.

22-A Palavra: “Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeita-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”. (Mt 1, 18-21)

23-Liturgia das Horas: “Hoje um grande triunfo cantamos, celebrando fiéis este dia. São José mereceu hoje a vida, e entrou na eterna alegria. É feliz por demais este homem que, na hora da extrema agonia, recebeu o supremo conforto pela voz de Jesus e Maria”.

24-Documento da Santa Sé: “S. José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor, contribuiu generosamente na missão recebida na graça e, aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo”.

25-Papa Francisco: “São José aparece como um homem forte, corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura, que não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário denota fortaleza de ânimo e capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor”.

26-A Palavra: “Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus”. (Mt 1, 24-25)

27-A Palavra: “Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José”. (S. João 1, 45)

28-Liturgia das Horas: “Celebre a José a corte celeste, prossiga o louvor o povo cristão: Só ele merece à Virgem se unir  em casta união. Ao ver sua Esposa em Mãe transformar-se,  José quer deixar Maria em segredo.  Um anjo aparece: “É obra de Deus!”  Afasta-lhe o medo”.

 

Anúncios
Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter do Papa
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
março 2017
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Visitantes
  • 2,469,893 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
LINKS
%d blogueiros gostam disto: