EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
O ambiente deve estar despojado a austero. Devemos “fazer uma limpeza” de tudo o que é supérfluo no espaço celebrativo, como cartazes, folhagens, fitas, adornos, faixas, muitas imagens, EVITAR ENFEITAR O LOCAL DAS CELEBRAÇÕES COM FLORES. ISSO TUDO NÃO É UMA QUESTÃO DE PROIBIÇÃO OU DE RUBRICA, MAS UMA QUESTÃO TEOLÓGICA QUARESMAL. Os exageros de enfeites causam uma verdadeira poluição visual, e é preciso achar um lugar para pousar o olhar e contemplar.
- Destacar o que é realmente essencial para a celebração do Mistério de Cristo, isto é, o altar, a mesa da Palavra, a cadeira presidencial e a pia batismal. Durante a Quaresma outros símbolos fortes são importantes, como a cruz, a cor ROXA e outros próprios para cada celebração. Pode ser usada a cor de Rosa no Domingo Laetare – quarto Domingo da Quaresma, “próximo ao grande dia”.
- Apresentar o cartaz no momento da abertura oficial da Campanha da Fraternidade e depois fixá-lo na entrada da igreja e em outros ambientes onde ele possa ser bem visualizado. Não se deve fixar o cartaz no altar ou na mesa da Palavra ou comentário.
- Preparar as cinzas com antecedência, se possível com os ramos entregues no Domingo de Ramos do ano anterior. As cinzas e os recipientes com água para a aspersão deverão ser preparados na credencia e não em cima do altar. A imposição das cinzas pode ser feita na cabeça ou na testa de cada pessoa que se aproxima.
- Recomenda-se a todos os fieis que façam toda “sexta-feira” a Via- Sacra nas ruas (cada semana em uma ou duas ruas diferentes).
- O sino das Igrejas também silencia na Quarta-feira de Cinzas e voltam a tocar no momento do canto do Glória na Vigília Pascal.
MINISTÉRIOS DE MÚSICAS
- É o silêncio que predomina. Para ajudar nessa vivência, é aconselhável também que, se for possível, evite na Quaresma tocar instrumentos musicais.
- Não deve ter baterias e instrumentos de percussão. A não ser que seja somente para sustentar o canto. Fora disso, nada de música instrumental (teclado ou violão).
- Na Quinta-feira Santa após a celebração os instrumentos devem permanecer guardados até o Canto do Glória na Vigília Pascal.
- Confissão.
- Os cantos sejam executados de acordo com as rubricas da CNBB e do CD da Campanha da Fraternidade.
Deixe um comentário