Antes de mais nada, precisamos entender alguns pontos básicos sobre a Santa Missa. A maior celebração e louvor a Deus, na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo só se evidência na Santa Missa.
Não existe qualquer outro tipo de oração que possa se comparar ou substituir a Liturgia da Missa. Mas por que? Bem, vamos ver alguns nomes dado à liturgia. Podemos chamar de:
- Santa Missa (a palavra missa vem de missão)
- Ceia do Senhor
- Divina Liturgia (na tradição oriental)
- Celebração Eucarística
- Eucaristia
- Sacrifício Eucarístico
Para entender o sentido e significado da palavra hóstia, vamos nos atentar para o 5 item da lista, Sacrifício Eucarístico. Existem outros modos de nos referenciar a Santa Missa, mas estes são os mais comuns.
O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO
A Santa Missa portanto é o santo SacrIfício Eucarístico, por que? Porque na celebração da Eucaristia, Cristo é oferecido como SACRIFÍCIO.
Na Liturgia da Missa dizemos em alta voz EIS O CORDEIRO DE DEUS, AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Nesta afirmação, dita por São João Batista (S. Jo 1,29-34).
A presença do cordeiro era comum nos sacrifícios realizados pelo judeus em suas celebrações. Podemos notar esta realidade no Antigo Testamento.
Veja no livro de Levítico 14, 12-13:
Tomará, em seguida, um dos cordeiros e o oferecerá em sacrifício de reparação com a medida de óleo, e os agitará como oferta diante do Senhor. Degolará o cordeiro no lugar onde se imolam as vítimas pelo pecado e o holocausto, no lugar santo, porque a vítima do sacrifício de reparação, assim como a do sacrifício pelo pecado, pertencem ao sacerdote: esta é uma coisa santíssima.
Então perceba, que Cristo é o CORDEIRO é portanto a VÍTIMA que será oferecida em SACRIFÍCIO na celebração da Santa Missa. E agora temos o significado da palavra HÓSTIA.
O significado de HÓSTIA é VÍTIMA, logo enquanto não houve a consagração, chamamos de PARTÍCULA, após a consagração chamamos de HÓSTIA, que é a vitíma, que é Cristo. E também é por isso que chamamos Cristo de VÍTIMA PASCAL.
Deixe um comentário