“Ele está no meio de nós” ou “E com o teu Espírito“ – O que responder na Missa ?

Resultado de imagem para E com o teu Espírito na missa

O Senhor esteja convosco!

Com essa frase, muitas vezes durante a Liturgia o padre faz uma devota saudação aos fiéis. Mais que uma saudação, exprime ao mesmo tempo um desejo, uma benção e um alerta. A resposta dos fiéis sempre foi: “Et cum Spiritu Tuo“, que quer dizer “E com o teu Espírito“. Bem diferente do “ele está no meio de nós”, que ouvimos nas nossas liturgias, hein? Vamos já entender isso tudo.

 

 

Origem da saudação

A frase “O Senhor esteja convosco!” tem sua origem provavelmente nas próprias Sagradas Escrituras. No livro de Rute, vemos a expressão como saudação entre Booz e os seus empregados:

 

Booz acabava de voltar de Belém, e disse aos segadores: O Senhor esteja convosco! Ao que eles responderam “O senhor te abençoe!“. (Rute 2, 4)

Vemos similar uso da expressão em II Crônicas 15,2. Em particular, no Evangelho de S. Mateus, Nosso Senhor diz: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo“. Certamente, a Igreja viu nessa promessa de Nosso Senhor uma grande força e na viu na Liturgia, na Missa, a sua realização plena.

 

O uso litúrgico desta expressão provavelmente data dos tempos apostólicos. Podemos facilmente imaginar os Santos Apóstolos saudando de semelhante maneira os primeiros católicos. Vemos seu uso, por exemplo, na Anáfora de Santo Hipólito (Séc. II). Aparece também na Divina Liturgia de S. João Crisóstomo, datado do século IV, evocando esta saudação como uma saudação “de venerável tradição”, reforçando o seu uso apostólico.

 

Significado da saudação
Esta expressão, embora simples, possui riquíssimo significado. Expressa o mais alto e santo dos desejos: A presença do Senhor. Tem três significados:

 

 

Desejo
O sacerdote ao dizer “O Senhor esteja convosco!” deseja aos fiéis que eles estejam na presença de Deus, em sua graça (Isto é, em estado de Graça, sem pecado mortal, sendo, portanto, dignos do Céu). Deseja também que Deus esteja com eles, e os ajude a rezar em Espírito e Verdade, pois é necessária uma graça especial para podermos rezar dignamente.

 

Benção
Em virtude do seu poder sacerdotal, a expressão também designa uma benção. Assim como o “Deus te abençoe” de um sacerdote é, em si, uma benção e o “Deus te abençoe” de qualquer outra pessoa é apenas um pio desejo.

 

Chamado
Em particular na Liturgia Tradicional, mas ainda no Rito Novo, a expressão é usada também para chamar a atenção dos fiéis para momentos que precisavam de uma atenção maior. Por exemplo: Coleta, Evangelho, Prefácio, etc

A resposta: E com o teu Espírito
Também vemos a resposta “E com o teu Espírito” em vários trechos das Escrituras. Em particular, 2 epístola de S. Paulo aos Timóteos, Gálatas 6, Filipenses 4, etc. Pelo menos desde o século II vemos esta resposta, que significa o desejo do povo de que o sacerdote também receba a mesma graça para bem rezar a Missa, para que Deus esteja com o seu espírito – isto é,  o espírito sacerdotal que ele recebeu em sua ordenação. O “E com o teu Espírito”, portanto, expressa de maneira excelente a união de oração entre os fiéis e o sacerdote, e a hierarquia nesta celebração, pois o povo se une a ele, e não o contrário.

 

A burlesca resposta “Ele está no meio de nós”
Como vimos, existe um grande significado no diálogo “O Senhor esteja convosco, e com o teu Espírito“. Os fiéis de língua portuguesa infelizmente não vivem esta profundidade. Fomos privados disso. A tradução do Missal para o português é cheio de controvérsias e erros. Vamos trazer todos os erros de tradução num artigo futuro. A lista é bem grande, o que indica que não foi um simples descuido, mas algo feito com uma intenção, e esta intenção é exatamente mudar a fé, pois “Lex Orandi, lex credendi“, isto é, a “Lei da Oração é a lei da Fé“. Mudando-se a oração, muda-se a Fé.

 

Não queremos aqui julgar a memória nem as intenções dos bispos responsáveis por essa tradução absurda, mas vamos apontar os fatos que rodeiam esta resposta e o por quê de ela ser enganadora, e até mesmo herética. No estudo da CNBB no. 87, reproduz-se uma frase dita pelo responsável pela tradução:

 

Apresentei em Roma, e a Congregação para o Culto Divino aprovou nossa versão. Nossa sorte é que no momento não havia na Congregação perito em língua portuguesa. Desta forma obtivemos aprovação da simplificação do Cânon Romano, que tinha sido apresentada pelos franceses e negada… Nós simplesmente havíamos copiado a proposta francesa.

 

Esta frase foi dita em tom de ironia e vanglória, mas, na realidade, é muito triste: A tradução brasileira foi copiada de uma proposta francesa que foi rejeitada. E, segundo as palavras do bispo, “nossa sorte é que no momento não havia perito em língua portuguesa”. O bispo confessa que enganou a Igreja, fazendo-a aprovar uma tradução ruim, e ainda considera isto uma sorte. Algo realmente lamentável.

 

Os erros da expressão “Ele está no meio de nós”
Pode-se argumentar que não há erro algum na frase, pois o Senhor mesmo disse: “Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mt 18,20)“. É verdade que o Senhor disse que estaria em nosso meio quando nos uníssemos para rezar, mas fora do contexto bíblico e dentro do contexto litúrgico desta saudação, o uso dessa frase é um absurdo.

 

Existem vários erros ocultos nessa resposta dentro da Missa. Talvez os bispos brasileiros tenham tido boa vontade, mas a verdade é que a tradução francesa, que foi rejeitada e traduzida para o português por eles, era herética e revolucionária, ocultando doutrinas contrárias à Fé, em particular dois temas: O sacerdócio e a presença de Deus.

 

A falta de sentido da resposta
Um professor católico muito famoso brincava que o diálogo “O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós” parece uma conversa de “velhas surdas”, que não se entendem e cujo diálogo não tem o menor sentido. Isso é bem verdade. Como vimos acima, a expressão “O Senhor esteja convosco” é, ao mesmo tempo, um desejo que Deus esteja presente na alma através da Graça Santificante, uma benção e um chamado de atenção. Perguntamos, então: Que sentido tem responder com “Ele está no meio de nós“? É uma resposta sem sentido, até mesmo arrogante e grosseira. Como se no povo já existisse a “presença de Deus”, a “graça santificante” acima mencionada. O que é contrário à Fé.

Deve-se substituir o “Ele está no meio de nós” por “E com o teu espírito” na Missa?

 
Não. Infelizmente, não. Na liturgia, deve-se rezar o texto aprovado, e a resposta aprovada é essa. Portanto, não podemos substituir o “Ele está no meio de nós” pelo “E com o teu Espírito”, pois assim estaríamos desobedecendo a Lei Litúrgica que nos manda obedecer o texto aprovado. E devemos obedecer, mesmo se os que o fizeram desobedeceram, a obediência e a humildade é muito agradável a Deus.

 

Tudo o que podemos fazer é rezar para que a bendita tradução da terceira edição do Missal saia logo, e saia com esta tradução corrigida – o que, por ora, consideramos improvável que aconteça, infelizmente.

 

 

 

 

 

Publicado em Uncategorized
2 comentários em ““Ele está no meio de nós” ou “E com o teu Espírito“ – O que responder na Missa ?
  1. Interessante e direto ao ponto, obrigado

  2. agntrs disse:

    A fórmula ‘O Senhor esteja convosco’ atualmente é dita três vezes:

    1ª – Antes da proclamação do Evangelho:

    O Senhor esteja convosco!
    Ele está no meio de nós!
    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo N. (Mateus, Marcos, Lucas ou João)
    Glória a vós, Senhor!

    2ª – No Prefácio inicial da Oração Eucarística:

    O Senhor esteja convosco!
    Ele está no meio de nós!
    Corações ao alto!
    O nosso coração está em Deus!
    Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
    É nosso dever e nossa salvação!

    3ª – Na bênção final:

    O Senhor esteja convosco!
    Ele está no meio de nós!
    Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
    Amém!
    Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!
    Graças a Deus!

    Pode ser usada após a saudação trinitária nos ritos iniciais:

    Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
    Amém!
    O Senhor esteja convosco!
    Ele está no meio de nós!

    O bispo, nessa primeira saudação, em vez de dizer O Senhor esteja convosco diz:

    A paz esteja convosco.
    O amor de Cristo nos uniu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Magnificat anima mea Dominum
Inquisição on Line
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 1
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 2
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 3
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 4
Catecismo de Adultos – Aula 01 – A Revelação Divina – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 02 – O Modernismo, o problema atual na Igreja – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 03 – Deus Uno e Trino – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 04 – A Criação em geral e os anjos – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 05 – Os anjos e o homem – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 06 – A Teoria da Evolução contra a Ciência e a Filosofia – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 07 – Cristo Nosso Senhor e Maria Santíssima – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 08 – Aula 08 – O modo de vida de Jesus Cristo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 09 – As perfeições de Cristo e a Paixão – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 10 – A Cruz, os infernos e a Ressurreição de Cristo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 11 – A Ascensão, os juízos particular e final, e o Espírito Santo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 12 – Como saber qual a verdadeira Igreja de Cristo? – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 13 – A Igreja Católica e a Salvação – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 14 – A Infalibilidade da Igreja e a união da Igreja e do Estado – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 15 – Da comunhão dos santos à vida eterna – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 16 – Os princípios da oração – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 17 – Como rezar bem? – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 18 – Os tipos de oração – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 19 – O Pai Nosso – Padre Daniel Pinheiro

 

Catecismo de Adultos – Aula 20 – A Ave Maria e o Santo Terço – Padre Daniel Pinheiro

 

Catecismo de Adultos – Aula 21 – A Meditação Católica – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 22 – Introdução à moral católica: uma moral das virtudes – Padre Daniel Pinheiro
Lutero e o Protestantismo: A História da Reforma – Profa. Dra. Laura Palma
Lutero e o Protestantismo: Vida de Lutero – Prof. André Melo
Lutero e o Protestantismo: Sola Scriptura – Profa. Dra. Ivone Fedeli
Lutero e o Protestantismo: Sola Fide – Prof. Marcelo Andrade
Lutero e o Protestantismo: Sola Gratia – Pe. Edivaldo Oliveira
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
abril 2018
D S T Q Q S S
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Visitantes
  • 3.917.876 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
Links
%d blogueiros gostam disto: