A palavra Éfeta quer dizer Abra-te. A Igreja é muito rica em seus símbolos e ritos, muitos dos quais encontramos na Sagrada Escritura e também na Sagrada Tradição.
A Liturgia está repleta de instrumentos que foram retirados dos Evangelhos desde a Igreja Primitiva. Nada está por acaso e tudo está ligado como que um elo que se forma em torno dos mistérios de Cristo.
Um exemplo destas riquezas litúrgicas é a instituição da Eucaristia por Nosso Senhor, assim como sua atitude de lavar os pés de seus Apóstolos.
O éfeta também é uma celebração que tem sua raiz nos fatos Evangélicos. Esta celebração se faz para com aqueles que estão se preparando para receber os sacramentos, principalmente a do Batismo.
Geralmente no Batismo infantil, esta celebração é opcional. Porém na preparação dos adultos é uma etapa catequética, que ao meu ver enriquece a espiritualidade dos catecúmenos adultos.
Uma crítica, apenas que faço, é que, em alguns materiais catequéticos, esta celebração acompanha alguns gestos, como por exemplo a imposição de mãos.
Estes materiais, que não o RICA (RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS), sugerem que os catequistas imponham as mãos sobre os catecúmenos.
No entanto a prática de imposição de mão é pertinente a um MINISTRO ORDENADO, e não para com um leigo. O ministro ordenado, no caso, refiro-me ao Padre ou um Diácono.
Esta celebração consiste em aproximar ainda mais os catecúmenos em sua missão evangelizadora. O presidente da celebração, irá tocar nos lábios do catecúmenos e dizer as palavras:
Éfeta, isto é, abra-te, a fim de proclamar o que ouviste para louvor e glória de Deus.
O próprio RICA dá a instrução sobre este rito na página 152, dizendo: Este rito, por seu próprio simbolismo, sugere a necessidade da graça para se ouvir e proclamar a Palavra de Deus a fim de se alcançar a Salvação.
É necessário envolver o grupo de catequese, e fazê-los compreender que cada um se torna um discípulo de Cristo. Nesta dimensão de discípulos do Senhor, todos tem o dever e a obrigação de anunciar a boa nova.
Se você catequista, ou mesmo em sua paróquia não tem o hábito de inseri o Rito do Éfeta em sua catequese, acredite, só se tem a ganhar com a graça deste sinal.
Caso você não tenha o RICA, se desejar você pode baixar o Rito do Éfeta e utilizar na celebração, dentro ou fora missa. Sempre que possível peça auxílio para um Padre ou Diácono na celebração do Rito.
Deixe um comentário