Falemos primeiramente sobre o ser humano. Todos nós tem capacidades que adquirimos ao longo de nossa existência. Somos capazes de pensar e de tomar decisões.
Nossa alma é racional, todos nós temos a capacidade de voluntariamente, livremente decidir por algo, optamos por isso ou por aquilo.
Esta capacidade de decidir, de agir e de absorver pelos sentidos de forma mais ampla nos difere de todos os outros animais. Esta capacidade humana é uma diferença hierárquica e natural.
Os animais também possuem alma, porém não possuem capacidade de decisão, capacidade de escolha como o ser humano. A abstração do mundo é muito inferior ao ser humano.
A palavra ALMA no grego é PSYKHÉ (psique) que pode significar SER ou mesmo VIDA, no latim é ANIMA, dai vem o sentido de animação, algo que está vivo ou em movimento.
O corpo, com suas funções biológicas é animado pela alma. A planta também possui funções biológicas, descritos pela botânica. Também possui alma, mas não possui razão de existência, não decide por si, suas funções são programadas.
Os animais como cachorro, gatos, cavalos e etc, possuem alma, mas alma de animal. Possuem também um certo governo por seus corpos, mas de modo inferior ao seres humanos.
O corpo tanto do homem quanto a do animal é constituído é feito de MATÉRIA, portanto algo físico, palpável e dimensional, tem forma.
O corpo portanto está sujeito as intempéries do tempo e do movimento. O ser humano é completo com o corpo e sua alma racional.
Muito bem, para alguns alma e espirito parecem ser coisas distintas, no entanto para a Igreja, que nos ensina, alma e espirito são uma só coisa.
Enquanto o corpo é formado por matéria, a alma humana é espiritual. Esta é a maior distinção entre nós e o restante dos animais. Ter uma alma espiritual, significa que ela não irá deixar de existir após nossa morte física.
Mas é preciso deixar algo claro nesta catequese. O corpo e nossa alma espiritual, não são duas realidades. O corpo, alma e espírito é uma única natureza humana. Esta natureza é rompida pela morte.
Vejamos o que ensina a Igreja no Catecismo no parágrafo §365: A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a “forma” do corpo; ou seja, é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas naturezas unidas, mas a união deles forma uma única natureza.
Portanto quando ouvirmos alguém dizer alma, dentro da nossa Fé Católica, esta pessoa está se referindo ao espírito, já que a Igreja nos ensina, sem errar, que alma e espirito diz respeito a mesma coisa.
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