RSS

O que se dará com o Purgatório no final dos tempos?

15 nov

Resultado de imagem para almas do purgatorio

(1) Agora existe o Céu e o Inferno, além do purgatorio que é uma fase de purificação para as almas que já foram salvas… como as almas que estão lá no purgatório sobem aos Céus? Tem um período pra isso? Só vão pro Céu quando rezarmos aqui na terra em intenção às almas?

O purgatório é um estado de purificação para aqueles que morreram no amor de Deus, mas que ainda possuíam manchas do pecado em virtude de não terem tido tempo suficiente para expiá-los enquanto estavam vivos.

Tais pessoas não poderiam ir direto para o Inferno porque seria injusto uma vez que sabemos que Deus – Justo Juiz – quer a salvação de todos e que, em sua justiça, considera até um copo d’água dado em seu amor; por outro lado, não poderiam adentrar diretamente ao céu porque lá nada de impuro pode resistir. A lógica, portanto, demonstra a existência do purgatório. Por outro lado, uma vez purificada, a alma atinge a visão beatífica de Deus, encontrando sua indescritível alegria.

2Mac 12,46 afirma que Judas Macabeu mandou ofereceu um sacrifício expiatório pelos soldados que haviam morrido, para que seus pecados fossem perdoados. Daí concluímos que o sacrifício eucarístico, a esmola, a oração e as indulgências beneficiam os fiéis defuntos, abreviando-lhes a dor de estarem privados da visão beatífica, isto é, tornando mais rápida a purificação destas almas – eis uma das faces da Comunhão dos Santos: é a Igreja Militante na terra intercedendo pela Igreja Padecente, daqueles que se purificam.

Agora, é lógico que a intensidade e o período dessa purificação dependem dos pecados cometidos e não expiados enquanto em vida. Ainda que desnecessário, é bom observar que apenas os que se encontram em estado de amizade com Deus (isto é, estejam com a salvação garantida) podem passar pelo purgatório; os que morrem na inimizade de Deus, indo para o Inferno, estão privados * eternamente * da glória do céu, não restando-lhes nem a esperança de expiar suas penas pelo purgatório.

2. E na hora do julgamento final, quando Jesus vier, o que vai acontecer com as almas do purgatório? Elas já vão se salvar (uma vez q seu destino é o Céu) ou vão ser julgadas? E o que acontecerá com as pessoas aqui na terra que iriam, se morressem, para o purgatório (já seriam salvas mas teriam que passar por uma purificação) quando Jesus der o julgamento? 

  • Diz S. Paulo que após a morte sucede-se o Juízo; trata-se do Juízo Particular e não do Juízo Final, quando ressuscitaremos. No Juízo Particular encontramos o nosso destino até o final dos tempos: a salvação (indo diretamente para o céu ou passando por um purificação preliminar) ou a condenação (indo para o inferno).Consideremos, então, que o Senhor viesse hoje: todos os mortos – justos (inclusive os que estavam no purgatório) e injustos – ressuscitariam (cf. At 24,15) e seriam julgados – publicamente – juntamente com aqueles que se encontravam vivos; então o que cada um tiver feito será revelado diante de todos e haverá apenas 2 destinos finais: a Vida Eterna (para os justos) e o castigo eterno (para os injustos). Se por um lado parece que há vantagem pelo fato de ficar vivo até o Dia do Senhor, para não passar eventualmente pelo purgatório, por outro exige mais responsabilidade da parte do cristão:
    1. Porque ninguém – senão Deus – sabe o dia e hora do Juízo Final.
    2. Porque o resultado do julgamento será fulminante: ou a Vida ou a Morte eterna.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 15/11/2016 em Uncategorized

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: