O Advento são as quatro semanas antes do Natal

 

Tempo do Advento: Tempo de espera, de preparação para a chegada de Jesus no Natal. Ele vem, essa é a nossa certeza.

Advento é um tempo em que devemos nos preparar para compreendermos a simplicidade desse grandioso acontecimento, a chegada de Jesus Menino. Devemos recebê-Lo com o coração limpo e repleto de amor, é o tempo de preparação do nosso coração e da nossa vida para recebermos Jesus que vai chegar no Presépio, na Noite de Natal e também deve chegar ao nosso coração, se não for assim, o Advento, a preparação não aconteceu de verdade.

O Advento está relacionado à espera pela chegada de Jesus Menino ao mundo.

O Tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança. Esperança na renovação de todas as coisas interiores.

Tempo determinado para a preparação da festa do nascimento de Jesus, que chega simples, pobre, sem ao menos um lugar humano, chega numa estrebaria, entre animais. O Grande Salvador da Humanidade, tão esperado e anunciado, nasce em um lugar escuro e rejeitado, não havia lugar para Ele nascer, para Ele ser acolhido.

O  Advento é tempo propício à conversão, tempo de lembrar que Jesus veio nos ensinar a Humildade, o despojamento de nossas vaidades, o esvaziamento do nosso ”eu”, precisamos olhar para a nossa pobreza, principalmente aquela que leva a confiar e depender inteiramente de Deus, que tem nEle a única riqueza, a única esperança de conversão de vida.

O Advento é tempo de libertação dos nossos pecados, libertação das nossas misérias, nossas fraquezas, um tempo de preparação do nosso coração para recebermos Jesus Menino, tempo de perdão e discreta alegria, onde os fiéis católicos esperam o nascimento de Jesus Cristo. É um momento de profunda reflexão e arrependimento, tempo de fazermos um verdadeiro exame de consciência, tempo de nos confessarmos, tempo de pedirmos perdão e nos perdoarmos, tempo que deve promover a reconciliação sincera, a Fraternidade e a Paz.

O Advento também é tempo propício à conversão

Na vida de todo cristão sempre é Natal, tempo de nos prepararmos para receber Jesus e caminharmos com Ele.

Advento, início do Ano Litúrgico: Para a Igreja Católica, no Advento inicia-se o Novo Ano Litúrgico.

O calendário da Igreja não coincide com o Ano Civil. Na Liturgia da Igreja estamos terminando um ano e em 03/12/2017 será celebrado o primeiro Domingo do Novo Ano Litúrgico, também chamado de “Primeiro Domingo do Advento.”

O primeiro Domingo do Advento é o início do calendário litúrgico da Igreja, que determina as comemorações que serão celebradas ao longo do Novo Ano, é um novo ciclo da Igreja em torno de Jesus Cristo, cujas comemorações principais são: Advento, (a espera pela chegada do Menino Jesus), Natal, (O Nascimento de Jesus), Epifania, (Manifestação de Jesus), Paixão, (Sofrimento e Morte na Cruz), Páscoa, (Ressurreição de Jesus), Ascensão, (Jesus ressuscitado é elevado ao Céu), e muitos outros eventos que completam o Ano Litúrgico.

Advento: Duração e Símbolos

De Domingo 03/12/2017 Até: Domingo 24/12/2017

 

Chegamos ao início de mais um ano litúrgico, o ano chamado A, dedicado ao estudo do Evangelho de São Mateus. Assim começamos o chamado tempo do Advento.

Advento que nos ensina a esperança. Esperamos Aquele que já está conosco, que está no meio de nós, por isso cantamos: “O Senhor Esteja Convosco! R. Ele Está no meio de nós!”.Realmente Jesus está no meio de nós, caminhando na história e sendo o início e o fim da vida humana.

Somos chamados neste novo ano a estudar, refletir e viver o Evangelho escrito pelo Evangelista Mateus. Com Mateus caminharemos neste ano chamado de Ano Litúrgico A.

Símbolos do Advento:

Coroa de Advento: A coroa de Advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Jesus ao mundo, o Natal.

O círculo da coroa: Simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Círculo porque não tem início e nem fim. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ao círculo da coroa pode ser relacionado também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus no Calvário, na semana em que foi crucificado, a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade, obediência e doação.

Os ramos verdes: Os ramos mesmo cortados permanecem verdes por semanas: comunicam a esperança, uma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.

A fita vermelha: A cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.

As quatro velas: Uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do Advento, a preparação para vinda da Luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que vem de Deus, alegria que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.

Celebrando o Tempo do Advento

Nas celebrações, a cor litúrgica é roxa, lembrando o convite de João Batista, que pede conversão, mudanças profundas na nossa vida: ”Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas.” (Lucas 3,4-6) As leituras bíblicas deste tempo apresentam a figura de Isaías, João Batista e Maria que são os modelos para nos preparar a vinda do Senhor.

Nessa caminhada do Advento, além de Isaías e João Batista, a Liturgia apresenta outra figura importante: Maria. O evangelho de Lucas narra a anunciação, quando Maria diz sim, ao convite de Deus e aceita ser mãe de Jesus que se encarna em seu seio e passa a “habitar entre nós”.

Maria é celebrada no dia 8 de dezembro, na festa de sua Imaculada Conceição. A Virgem Imaculada diz sim e vive o seu silencio na escuta do próprio Deus que chega. Do dia 17 a 24 de dezembro, a Liturgia nos marca bem a figura de Maria, a Mãe, a “cheia de graça”, a “bendita entre todas as mulheres”.

O Advento é tempo de oração da Igreja, que ora e suplica para que Cristo seja conhecido, respeitado e amado entre todos os povos, seja sinal de esperança e sinal de salvação para todos num mundo marcado por guerras, violências, divisões, incredulidades, soberba, auto-suficiência. O Advento é um tempo de espiritualidade que deve nos comprometer na tarefa pela construção de “Novos Tempos da Graça”.

A Igreja nos exorta a vivermos em vigília e oração, para que esse Tempo da Graça seja proveitoso para nós e para todos, realizando-se o que rezamos na Liturgia: “Ó céus, que chova sobre nós, que suas nuvens derramem a justiça. Abra-se a terra e brote para nós a salvação.”

Dayse Maria de Melo

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Magnificat anima mea Dominum
Inquisição on Line
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 1
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 2
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 3
Curso de liturgia da Santa Missa // Padre Paulo Ricardo // Parte 4
Catecismo de Adultos – Aula 01 – A Revelação Divina – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 02 – O Modernismo, o problema atual na Igreja – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 03 – Deus Uno e Trino – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 04 – A Criação em geral e os anjos – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 05 – Os anjos e o homem – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 06 – A Teoria da Evolução contra a Ciência e a Filosofia – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 07 – Cristo Nosso Senhor e Maria Santíssima – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 08 – Aula 08 – O modo de vida de Jesus Cristo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 09 – As perfeições de Cristo e a Paixão – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 10 – A Cruz, os infernos e a Ressurreição de Cristo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 11 – A Ascensão, os juízos particular e final, e o Espírito Santo – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 12 – Como saber qual a verdadeira Igreja de Cristo? – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 13 – A Igreja Católica e a Salvação – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 14 – A Infalibilidade da Igreja e a união da Igreja e do Estado – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 15 – Da comunhão dos santos à vida eterna – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 16 – Os princípios da oração – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 17 – Como rezar bem? – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 18 – Os tipos de oração – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 19 – O Pai Nosso – Padre Daniel Pinheiro

 

Catecismo de Adultos – Aula 20 – A Ave Maria e o Santo Terço – Padre Daniel Pinheiro

 

Catecismo de Adultos – Aula 21 – A Meditação Católica – Padre Daniel Pinheiro
Catecismo de Adultos – Aula 22 – Introdução à moral católica: uma moral das virtudes – Padre Daniel Pinheiro
Lutero e o Protestantismo: A História da Reforma – Profa. Dra. Laura Palma
Lutero e o Protestantismo: Vida de Lutero – Prof. André Melo
Lutero e o Protestantismo: Sola Scriptura – Profa. Dra. Ivone Fedeli
Lutero e o Protestantismo: Sola Fide – Prof. Marcelo Andrade
Lutero e o Protestantismo: Sola Gratia – Pe. Edivaldo Oliveira
Mídia Católica
Atualizações
Translator
Italy
Calendário
dezembro 2018
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Visitantes
  • 5.268.980 acessos desde 01/05/2011
religião e espiritualidade
religião e espiritualidade
Categorias
Links