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“Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.”
1 Coríntios 3:15
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É DITO:
Em Apocalipse 21,17 é dito que nada de impuro entrará nos Céus; isso implica a todas as faltas, inclusive as faltas leves que morremos; para a perdemos, após a morte, Deus nos dá a misericórdia de passar pelo estado do purgatório.
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Há várias passagens que deixam claríssimo o estado do Purgatório, onde as faltas leves serão perdoadas:
“Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão NEM NESTE MUNDO NEM NO MUNDO VINDOURO” Mateus 12,32
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Se purgatório não existe, que MUNDO VINDOURO É ESSE comentado por Jesus? Se não é nem céu nem inferno o que é então?
_
A frase “No mundo vindouro” (Vem do Grego “En to mellonti”- εν τω μελλοντι), se refere ao estado pós-vida. O perdão não é dado nos céus mas antes de entrarmos nele e no inferno não há mais perdão.
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OUTRA PASSAGEM CLARÍSSIMA SOBRE O PURGATÓRIO, É ESTA
“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
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deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.
_
Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.
–
Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.” Mateus 5:23-26
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Jesus falava aí do Juízo individual de cada homem, o juiz no caso é o juiz universal, ou seja, Deus. A “Prisão” é o estado do purgatório.
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São Paulo deixa mais claro, o fato de sermos salvos através do fogo purgante:
“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.
Agora, se alguém edifica sobre este fundamento, com ouro, ou com prata, ou com pedras preciosas, com madeira, ou com feno, ou com palha,
a obra de cada um aparecerá. O dia {do julgamento} demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um.
Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa.
Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.” 1 Coríntios 3:11-15
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E MAIS…
A Bíblia mostra-nos quantas vezes Deus se revelou ao Seu povo na forma de fogo, para renovar a Sua Aliança com ele: “Como forno fumegante e como tocha de fogo” com Abraão, em Gênesis 15; na sarça ardente com Moisés, em Exodo 3; na coluna de fogo em Israel, em Números 9; como fogo celeste que consome os sacrifícios do altar com Salomão e com Elias, em I Reis 8 e 18; nas “línguas de fogo” em Pentecostes com os Apóstolos, em Atos 2…
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Quando Hebreus 12,29 descreve Deus como “um fogo consumidor”, não se está a referir necessariamente a sua cólera. Existe o fogo do Inferno, mas há um fogo infinitamente mais abrasador no Céu: é o próprio Deus.
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De maneira que o fogo se refere ao infinito amor de Deus , muito mais do que a sua eterna cólera. A natureza de Deus é como uma ardente fogueira de veemente amor. Por outras palavras, o Céu de certeza que é mais cálido do que o inferno.
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Não é estranho, portanto, que a Escritura se refira aos anjos mais próximos de Deus como serafins, que literalmente quer dizer “abrasadores” em hebreu.
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Por isso também, São Paulo pode descrever em I Coríntios 3,13 como todos os santos devem passar através dum juízo ardente no qual ” a obra de cada um ficará a descoberto; manifestá-la-á no Dia que se há de revelar pelo fogo”…
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É evidente que não está a falar do fogo do Inferno, posto que os que são julgados são santos. Está a falar do fogo que os prepara para a vida eterna com Deus no Céu; de maneira que o propósito do fogo é claro: revelar se as suas obras são puras (ouro ou prata) ou impuras (madeira, feno, palha)
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O versículo 15 esclarece que alguns santos que estão destinados ao paraíso passarão através do fogo e sofrerão:
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“Mas aquele cuja obra fique abrasada sofrerá o dano; ele, contudo, ficará a salvo, mas como que passa através do fogo”.
É portanto um fogo purgatório, que serve para purificar e preparar os santos que estarão envolvidos no fogo abrasador da presença eterna do amor de Deus.”
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ESSAS SÃOS UMAS DAS CENTENAS DE PROVAS BÍBLICAS DO PURGATÓRIO NA BÍBLIA
“Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.”
1 Coríntios 3:15
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É DITO:
Em Apocalipse 21,17 é dito que nada de impuro entrará nos Céus; isso implica a todas as faltas, inclusive as faltas leves que morremos; para a perdemos, após a morte, Deus nos dá a misericórdia de passar pelo estado do purgatório.
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Há várias passagens que deixam claríssimo o estado do Purgatório, onde as faltas leves serão perdoadas:
“Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão NEM NESTE MUNDO NEM NO MUNDO VINDOURO” Mateus 12,32
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Se purgatório não existe, que MUNDO VINDOURO É ESSE comentado por Jesus? Se não é nem céu nem inferno o que é então?
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A frase “No mundo vindouro” (Vem do Grego “En to mellonti”- εν τω μελλοντι), se refere ao estado pós-vida. O perdão não é dado nos céus mas antes de entrarmos nele e no inferno não há mais perdão.
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OUTRA PASSAGEM CLARÍSSIMA SOBRE O PURGATÓRIO, É ESTA
“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
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deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.
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Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.
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Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.” Mateus 5:23-26
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Jesus falava aí do Juízo individual de cada homem, o juiz no caso é o juiz universal, ou seja, Deus. A “Prisão” é o estado do purgatório.
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São Paulo deixa mais claro, o fato de sermos salvos através do fogo purgante:
“Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo.
Agora, se alguém edifica sobre este fundamento, com ouro, ou com prata, ou com pedras preciosas, com madeira, ou com feno, ou com palha,
a obra de cada um aparecerá. O dia {do julgamento} demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um.
Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa.
Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.” 1 Coríntios 3:11-15
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E MAIS…
A Bíblia mostra-nos quantas vezes Deus se revelou ao Seu povo na forma de fogo, para renovar a Sua Aliança com ele: “Como forno fumegante e como tocha de fogo” com Abraão, em Gênesis 15; na sarça ardente com Moisés, em Exodo 3; na coluna de fogo em Israel, em Números 9; como fogo celeste que consome os sacrifícios do altar com Salomão e com Elias, em I Reis 8 e 18; nas “línguas de fogo” em Pentecostes com os Apóstolos, em Atos 2…
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Quando Hebreus 12,29 descreve Deus como “um fogo consumidor”, não se está a referir necessariamente a sua cólera. Existe o fogo do Inferno, mas há um fogo infinitamente mais abrasador no Céu: é o próprio Deus.
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De maneira que o fogo se refere ao infinito amor de Deus , muito mais do que a sua eterna cólera. A natureza de Deus é como uma ardente fogueira de veemente amor. Por outras palavras, o Céu de certeza que é mais cálido do que o inferno.
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Não é estranho, portanto, que a Escritura se refira aos anjos mais próximos de Deus como serafins, que literalmente quer dizer “abrasadores” em hebreu.
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Por isso também, São Paulo pode descrever em I Coríntios 3,13 como todos os santos devem passar através dum juízo ardente no qual ” a obra de cada um ficará a descoberto; manifestá-la-á no Dia que se há de revelar pelo fogo”…
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É evidente que não está a falar do fogo do Inferno, posto que os que são julgados são santos. Está a falar do fogo que os prepara para a vida eterna com Deus no Céu; de maneira que o propósito do fogo é claro: revelar se as suas obras são puras (ouro ou prata) ou impuras (madeira, feno, palha)
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O versículo 15 esclarece que alguns santos que estão destinados ao paraíso passarão através do fogo e sofrerão:
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“Mas aquele cuja obra fique abrasada sofrerá o dano; ele, contudo, ficará a salvo, mas como que passa através do fogo”.
É portanto um fogo purgatório, que serve para purificar e preparar os santos que estarão envolvidos no fogo abrasador da presença eterna do amor de Deus.”
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ESSAS SÃOS UMAS DAS CENTENAS DE PROVAS BÍBLICAS DO PURGATÓRIO NA BÍBLIA

Autor: Edmilson Silva
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